Robson estréia na WSB nesta sexta-feira

Neste fim de semana, começa ao redor do mundo a quarta temporada da WSB – World Series of Boxing. Para quem ainda não conhece, trata-se da maior liga de Boxe do planeta, com equipes espalhadas pelo globo, contando com a presença de grande parte da Elite do Boxe Olímpico mundial.

Um dos mais ambiciosos projetos da AIBA, a WSB está se consolidando aos poucos e, cada vez mais, chamando atenção dos entusiastas do nosso esporte. Equipes do Leste Europeu, como o Ukraine Otomans e os atuais campeões por equipe, Astana Arlans, do Cazaquistão, aparecem como fortes candidatos ao título.

Nas Américas, destaque para os Domadores de Cuba, que se juntam aos Condors da Argentina, os Guerreros do México e o US Knockouts como representantes do nosso macro-continente. A equipe russa, a alemã e a polonesa se juntam à equipe de Baku (Azerbaijão) e da Argélia na corrida por fora em busca do troféu de campeão.

Mas o nosso destaque é para o Italia Thunder, equipe campeã na segunda temporada e famosa por contar com o patrocínio da mega grife Dolce & Gabbana. Além de ser a mais estilosa das franquias da WSB, os Thunders sempre estrelam uma excelente equipe de Boxe. No passado, já contou com os brasileiros Pedro Lima e Rafael Lima e, hoje, os italianos investiram pesado para formarem uma esquadra fenomenal. E, para isso, conta com o trabalho do brasileiro Robson Conceição.

O ano de 2013 não poderia ter sido melhor para Robson. Campeão continental pan-americano em setembro, Robson foi o brasileiro mais bem colocado no Campeonato Mundial, ao assegurar uma vaga na final e terminar com a inédita prata mundial na sua carreira. Como se não bastasse, Robson fechou contrato com o Italia Thunder para a temporada da WSB que só termina em abril do ano que vem. (confira o vídeo de apresentação de toda a equipe http://www.youtube.com/watch?v=WZ0IMTrjBos )

A condição de titular na equipe veio de forma afortunada, já que terminou sendo decretada antes mesmo de assinar o contrato com os italianos. É que na semifinal do Mundial, em Almaty, Robson enfrentou o seu então futuro companheiro de equipe na divisão dos 60 Kg. Domenico Valentino, famoso no país da bota, apesar das 5 medalhas em Campeonatos Mundiais e ostentar (naquele momento) o primeiro lugar do Ranking Mundial da AIBA, não foi páreo para o brasileiro que venceu a luta com relativa facilidade. Assim, uma vez assinado com a equipe, Robson já começou os trabalhos em Milão e é o boxeador da equipe que estreará contra a equipe da Argentina.

A estréia de Robson é contra Brian Ivan Nuñez, na cidade costeira de Mar del Plata, terra do seu adversário. O combate está marcado para o dia 15 de novembro, às 23:00.

Além de Robson, outros três brasileiros competirão na WSB nesta temporada. Pedro Lima (75Kg) e Patrick Lourenço (49Kg) defendem os Condors, da Argentina, mas suas categorias não estão entre as 5 categorias de peso que lutarão no primeiro embate entre as duas equipes. Aestréia de Patrick Lourenço está marcada para o dia 22 deste mês, quando enfrenta o porto-riquenho Anthony Chacon, que luta pelo americanos US Knockouts, em Miami.

Pela equipe dos Estados Unidos, o carioca Michel Borges fará a sua estréia somente em janeiro, na categoria 81 Kg, completando a lista de brasileiros na quarta edição da WSB.