Três boxeadoras punidas por Doping

A Confederação Brasileira de Boxe informa que após realização de Exames Anti-Doping durante o Campeonato Brasileiro Feminino 2013, que foi realizado em Junho na cidade de Campo Grande, foram encontradas substancias proibidas nas amostras de 3 atletas.

Após o recebimento dos exames, foram efetuados Paineis de Julgamento na forma prevista pelo código da WADA e da AIBA. Os resultados concluíram que:

A boxeadora Rosilaine Volante Silva está suspensa por um ano e quatro meses (a partir de 26 de junho de 2013) pelo uso da substancia Hidroclorotiazida.

A boxeadora Sara Andrade Varela está suspensa por dois anos (a partir de 24 de junho de 2013) pelo uso das substancias Metilhexancamina e Sibutramina, além de Estanozolol.

A boxeadora Roseli Amaral Feitosa está suspensa por um ano (a partir de 26 de junho de 2013) pelo uso das substancias Hidroclorotiazida e Sibutramina.

As atletas perderão os seus respectivos resultados obtidos no Campeonato Brasileiro Feminino Elite 2013, e em qualquer competição que por ventura tenham disputado após o Campeonato Brasileiro.

Esta foi a primeira vez na história em que um Campeonato Brasileiro de Boxe contou com exames anti-doping, e tal iniciativa da CBBoxe é pela busca da igualdade de condições no esporte. A evolução do Boxe brasileiro nos últimos anos é nítida em cima do ringue, mas são novidades como esta que ajuda o nosso esporte a crescer nos moldes do Movimento Olímpico.