Robenilson vence o favorito ao cinturão da AIBA Pro Boxing

Apesar de apenas quatro dias de preparação, o nosso Robenilson não se intimidou com o atual campeão mundial de Boxe Olímpico da categoria galo (56kg) Javid Chalabiyev, do Azerbaijão, e conquistou uma brilhante vitória sobre o grande favorito desta categoria ao cinturão da liga profissional AIBA Pro Boxing.

Convidado no final da tarde de segunda-feira para substituir o atleta que lutaria contra Chalabiyev, Robenilson estava descansando da competição realizada na Finlândia na qual conquistou a medalha de Ouro uma categoria acima da sua. Além do pouco tempo de preparação, Robenilson e equipe tiveram diversos contratempos para chegar em Bariloche, na Argentina, onde seria realizada a luta, conforme notícia publicada no último sábado no site da CBBoxe.

Focado e com a certeza de que não desperdiçaria a chance de representar o seu país na liga AIBA Pro Boxing, Robenilson esteve o tempo todo disposto a dar o melhor de si para vencer este grande desafio.

A luta se iniciou com um Robenilson seguro, se movimentando bem e utilizando com maestria a sua maior envergadura para aplicar os melhores golpes e deixar o atual campeão mundial estarrecido com a clara vitória do brasileiro no primeiro round.

Experiente, o atleta do Azerbaijão partiu para cima de Robenilson, fazendo de tudo para leva-lo às cordas e pressioná-lo. Ele venceu o segundo round.

Depois de tantas dificuldades para chegar até ali, Robenilson superou mais um desafio. Ele não permitiu que Chalabiyev continuasse com a sua estratégia de leva-lo às cordas e utilizou muito bem os jabs, o mantendo na longa distância e aplicando os melhores golpes. No quarto round o atleta do Azerbaijão pressionou Robenilson novamente e conseguiu equilibrar a luta.

O quinto round foi determinante para Robenilson, que conseguiu se manter no centro do ringue utilizando muito bem a sua movimentação e envergadura para aplicar os melhores golpes. Com a vantagem, Robenilson apenas administrou o sexto round contra um Chalabiyev desesperado e partindo para o tudo ou nada. 

Dois juízes deram a vitória para Robenilson: 59:55 e 58:56. O terceiro juiz marcou: 57:57.

A brilhante vitória de Robenilson o deixou a três lutas do cinturão mundial da APB e de uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. No que depender deste corajoso atleta e da equipe da CBBoxe, veremos grandes duelos com chances reais de termos mais uma gloriosa vitória para o Boxe Brasileiro.

A princípio, Robenilson assinou o contrato com a APB para apenas esta luta. No entando, ele está tratando os detalhes finais para a sua contratação definitiva pela AIBA Pro Boxing.

Acompanharam Robenilson neste grande duelo os técnicos da CBBoxe Mateus Alves e Juraci Oliveira.

AIBA Pro Boxing

Os resultados da primeira temporada da APB servirão para a formação de um ranking internacional encabeçado pelos detentores do cinturão. A APB é a única liga profissional que permite aos boxeadores lutarem como profissionais sem perder a chance de representar o seu país como atleta olímpico.

Três rodadas definirão quem serão os finalistas que disputarão o cinturão do Título Mundial de Boxe Profissional pela AIBA Pro Boxing.  A primeira rodada da APB aconteceu no mês de outubro, com a participação de três brasileiros: Patrick Lourenço (49kg), Robenilson de Jesus (56kg) e Robson Conceição (60kg).

Independendo dos resultados, os nossos atletas terão a chance de lutar mais duas vezes. Na segunda rodada que acontece em novembro, e na terceira e última rodada que acontece em dezembro.

Oito atletas de cada categoria foram divididos em duas chaves de quatro atletas que lutarão entre si. Os atletas que obtiverem o melhor desempenho de cada chave disputarão o Cinturão e, com ele, uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Patrick Lourenço foi o único brasileiro que perdeu o seu primeiro desafio. O seu próximo combate acontecerá no dia 29 de novembro, na China, contra Birzhan Zhakypov, do Cazaquistão.

Robenilson de Jesus vai encarar o chinês Jiawei Zhang, na Argentina. O seu desafio também acontece no dia 29 de novembro.

Robson Conceição luta no próximo dia 21 de novembro no Kazaquistão. Ele vai lutar contra Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão.

Em janeiro de 2015 os amantes da nobre arte poderão prestigiar a esperada disputa pelo cinturão do Título Mundial. As lutas preliminares terão seis rounds. As finais vão durar oito rounds.

Mais informações no site da AIBA Pro Boxing.