Cosme Nascimento estreia com vitória na WSB

O superpesado (+91kg) Cosme Nascimento (calção preto) foi protagonista de uma bela estreia na World Series of Boxing (WSB) – liga profissional da AIBA – ao vencer por nocaute no terceiro round o argentino Facundo Ghigliane, durante o embate entre as equipes Argentina Condors e Puerto Rico Hurricanes.

Cosme foi convidado a participar da equipe Puerto Rico Hurricanes no final de 2014. Ele é um dos três atletas estrangeiros que pertencem à equipe de Porto Rico que, como todas as outras equipes, tem 10 atletas no total. Cosme fez uma grande luta, se demonstrando confiante e técnico, sem se intimidar com a torcida pelo atleta da casa.

No desafio realizado neste sábado na Argentina, a equipe de Porto Rico levou a melhor após vencer três das cinco lutas entre as duas equipes. As lutas foram nas categorias 52kg, 60kg, 69kg, 81kg e +91kg.

O próximo desafio de Cosme Nascimento está previsto para acontecer no dia 20 de fevereiro ou contra a equipe do Azerbaijão, ou do Kazaquistão.

Sobre a WSB

A WSB é formada por 16 equipes de países diferentes. Cada equipe deve ser composta por dez atletas de categorias de peso diferentes, sendo que três deles podem pertencer a outro país. Cosme é um dos três atletas estrangeiros da equipe de Porto Rico.

As lutas da WSB são de cinco rounds. A diferença para a AIBA Pro Boxing (APB) é que a disputa não é individual. Ao todo são duas competições por ano. Em cada uma delas as 16 equipes se dividem em dois grupos de oito. As equipes lutam entre si em desafios que abrangem as dez categorias de peso divididos em dias diferentes – 5 lutas em um dia e 5 lutas em outra data. A equipe que vencer mais lutas também vence o desafio. Ao final da competição, que dura em média seis meses, as equipes vencedoras de cada grupo realizam o desafio final.

Nesta edição da WSB, que conta com a participação do brasileiro Cosme Nascimento, todos os atletas que integram as duas equipes que se classificarem para a final, independentemente do resultado, estarão classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Se a equipe Porto Rico Hurricanes for para a final, Cosme terá sua vaga garantida para os Jogos Olímpicos.

Conheça o site da WSB.