AIBA se pronuncia sobre torneios de Boxe promovidos por outras entidades

Confira abaixo o memorando enviado pela Associação Internacional de Boxe (AIBA), sobre a promoção de torneios de Boxe promovidos por entidades alheias à AIBA.

A AIBA é o único órgão mundial reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para administrar o Boxe.

Leia na íntegra a tradução do memorando enviado a todas as Federações Nacionais filiadas à AIBA, incluindo, obviamente, a  CBBoxe.

Se preferir, leia a versão em inglês.

 

"Prezados Presidentes, Caros Secretários Gerais,

Em vista aos atuais acontecimentos, queremos lembrá-lo que somos, a Associação Internacional de Boxe (AIBA), o único órgão mundial reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para administrar o Boxe.

Gostaríamos de chamar a atenção das nossas 201 Federações Nacionais filiadas, e que formam a AIBA, a estratégia atual do Conselho Mundial de Boxe (WBC) que vem sendo convidar os interessados a participarem de torneios de boxe sob a organização do "Sector Amador" da WBC.

É objetivo da AIBA fortalecer suas Federações Nacionais para agirem nos melhores interesses do Boxe em seus respectivos territórios. Nosso apoio à base do boxe é explícito em nossos Estatutos bem como em nossas atividades, proporcionando caminhos claros a partir do nível juvenil, para as enormes oportunidades de nossas competições internacionais de elite, incluindo, é claro, os Jogos Olímpicos. Um caminho que nenhuma outra organização Boxe é capaz propor através da estrutura relevante.

Estes são caminhos claros de carreiras sustentáveis, muito longe do que qualquer outra organização Boxe tenha se interessado em fornecer, enquanto ao mesmo tempo que negligenciam programas educacionais adequados, programas de antidoping e projetos de base que AIBA considera essenciais para nutrir nosso esporte de alto a baixo e dar-lhes a estrutura esportiva necessária. Esses programas incluem explicitamente a saúde e a segurança dos nossos pugilistas, cobrindo o investimento em antidoping de acordo com os mais elevados padrões.

Apenas a AIBA e suas Federações Nacionais detém a autoridade para conceder o status de elegibilidade para seus boxeadores. Nós não endossamos qualquer resultado por um pugilista amador, exceto os emitidos pela AIBA, suas respectivas Confederações e suas Federações Nacionais afiliadas. As Federações Nacionais AIBA não podem fazer parceria com as organizações de boxe profissional que não sejam reconhecidas pela AIBA e, respectivamente, por seus Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs). AIBA é responsável pelo acompanhamento e direção do boxe nos Jogos Olímpicos, e continua a ser o único órgão capaz de registrar pugilistas profissionais ou amadores para seus eventos.

Além disso, como repetidamente mencionado, o princípio da autonomia das organizações desportivas é um princípio básico do Movimento Olímpico. Assim, autoridades governamentais não devem interferir com a jurisdição e governança internas das organizações desportivas, incluindo a sua Federação Nacional.

Por último, uma das principais missões da AIBA é garantir que o boxe permaneça como um esporte central dos Jogos Olímpicos, e nós continuamos a contar com o seu apoio para preservar o Boxe Olímpico e promover os seus princípios fundamentais."

 

William Louis-Marie

Diretor Executivo AIBA