A importância das competições internacionais

A maioria deles está em seu primeiro ciclo olímpico. A derrota já nas primeiras rodadas de uma competição internacional é apenas o primeiro aprendizado para os jovens atletas que estão em plena fase de desenvolvimento e preparação voltados a Tóquio 2020. Os outros ensinamentos, talvez os mais valiosos, partem dos intensos dias de treinamento com atletas de todas as partes do mundo, nos bastidores da competição.

Isso aconteceu com uma grande intensidade no 69º Strandja Tournament, que levou 259 atletas de 32 países até a Bulgária. Uma rica oportunidade que levou o treinador da CBBoxe, Mateus Alves, ao lado do treinador convidado Wellington Lisboa, a organizarem em  conjunto com treinadores de diversos países sessões diárias de sparring e escola de combate durante toda a semana de competição.

"Esse tipo de integração é muito importante para o desenvolvimento dos nossos atletas, que são muito jovens, a maioria da equipe está em seu primeiro ciclo de preparação olímpica. Esse contato com diversos estilos diferentes de Boxe é o que fará com que os nossos atletas cheguem aos Jogos Olímpicos em condições de enfrentar de igual para igual atletas de qualquer nacionalidade" – afirmou Mateus Alves.

A diversidade dos estilos de Boxe dos atletas que estiveram na Bulgária é grande. Atletas de Rússia,Ucrânia, Noruega, Suécia, Marrocos, Ilhas Maurício e Bulgária treinaram forte em conjunto com os oito atletas que representaram o Brasil no Strandja Tournament. Um intercâmbio de vital importância para o desenvolvimento técnico-tático.

Mas não são apenas os atletas os beneficiados. O investimento da CBBoxe nas viagens a grandes competições internacionais também dão a nossa Comissão Técnica a oportunidade de analisar e comparar tecnicamente o trabalho desenvolvido no Leste Europeu, África, Ásia, entre outros locais.

Conquistar o sonho de entrar para a Seleção Brasileira de Boxe foi apenas o primeiro passo para esses jovens guerreiros que estão dando o máximo de si em busca do sonho olímpico.

Veja imagens dos treinamentos