Mateus Alves recebe pela segunda vez o Prêmio Brasil Olímpico como melhor treinador em esportes individuais

  Jonne Roriz/COB 
mint

 

Pela segunda vez, o treinador da Seleção Brasileira de Boxe, Mateus Alves, foi selecionado pelo Comitê Olímpico do Brasil para receber o Prêmio Brasil Olímpico. Em repetição ao Prêmio que lhe foi concedido em 2019, neste ano Mateus foi considerado novamente o melhor treinador do Brasil em esportes individuais.

Uma sumidade entre os treinadores brasileiros que se dedicam ao Boxe, Mateus iniciou seu interesse pela modalidade ainda adolescente e, aos 21 anos de idade, já dava aulas e participava como atleta em competições regionais. A paixão cresceu e, com ela, o interesse em aprender os fundamentos da modalidade. Como tudo funciona. Para o que cada treinamento serve. Se formou em educação física e o seu talento como técnico foi moldado pela ciência.

Mas para entender de onde surgiu tamanho reconhecimento por parte do Comitê Olímpico do Brasil, é preciso entender um pouco da sua atuação na Equipe Olímpica Permanente do Boxe.

Após ser convidado, em 2011, para acompanhar a Seleção Brasileira de Boxe em uma competição no exterior, a CBBoxe reconheceu o talento de Mateus e o contratou para ser treinador auxiliar. Nesse meio tempo participou ativamente de diversas conquistas como a medalha de Ouro no Campeonato Mundial de 2011 conquistada por Everton Lopes, a quebra de um jejum de 44 anos com a conquista das três medalhas olímpicas em Londres 2012 – uma Prata e dois Bronzes e, para fechar essa fase, o incrível Ouro de Robson Conceição na Rio 2016.

Inevitavelmente tornou-se treinador principal a partir de 2017, momento em que criou o projeto de base: “Captação e Desenvolvimento de Jovens Talentos”. Nele, jovens talentos são identificados em competições juvenis e cadete e são acompanhados a distância, com convites para integrar a Seleção Olímpica Permanente periodicamente. Dessa forma é elaborado um banco de dados extremamente técnico, que rendeu belos frutos.

Entre eles, podemos destacar duas históricas medalhas em Mundiais juvenis com os Bronzes de  Luiz Oliveira (52kg) e de Rebecca Lima (60kg). Também conquistamos em 2018 nada menos do que duas medalhas Olímpicas juvenis, com o Ouro de Keno Machado (75kg), e o Bronze de Luiz Oliveira (52kg). Em 2021, Keno conquistou ainda a medalha de Prata no Campeonato Mundial Adulto da Sérvia.

Somente em 2019, o Boxe obteve o melhor resultado em Jogos Pan-Americanos com uma excelente campanha em Lima, conquistando um Ouro, três medalhas de Prata e mais duas de Bronze. Nesta edição dos Jogos, Beatriz Ferreira conquistou o primeiro Ouro do Brasil no Boxe feminino em Jogos Pan-Americanos. Meses depois, Bia tornou-se ainda campeã mundial e recebeu o prêmio de melhor atleta do Mundial Feminino.

Em 2021 a brilhante carreira de Mateus foi agraciada com a melhor campanha da história do Boxe do Brasil em Jogos Olímpicos com a medalha de Ouro de Hebert Conceição (75kg); a de Prata com Beatriz Ferreira (60kg); e a de Bronze com Abner Teixeira (91kg), em Tóquio 2020. Nesta edição dos Jogos, pela primeira vez, o Boxe foi a modalidade brasileira mais vitoriosa.

Em nosso conceito de Equipe Olímpica Permanente, contamos com o talento de Mateus e de toda a Equipe Técnica e Multidisciplinar para preparar os nossos atletas até se tornarem grandes campeões. Somos o único lugar do Brasil que possui essa qualificação e estrutura.

A CBBoxe se orgulha da nova era campeã do Boxe nacional, e por poder contar com os melhores profissionais do Brasil. Mateus Alves é sem dúvida o melhor treinador de Boxe do país e merece ser agraciado mais uma vez pelo Prêmio Brasil Olímpico, como o melhor treinador em esportes individuais.

Conheça o Currículo de Mateus:

PRINCIPAIS CONQUISTAS CICLO 2017-2021, TREINADOR PRINCIPAL DA EOP:

  • Medalha de Ouro, Hebert Sousa Jogos Olímpicos 2021.
  • Medalha de Prata, Beatriz Ferreira Jogos Olímpicos 2021
  • Medalha de Bronze, Abner Teixeira Jogos Olímpicos 2021
  • PBO-COB Troféu de Melhor Treinador Esportes Individuais 2019
  • Medalha de Ouro, Beatriz Ferreira Campeonato Mundial 2019
  • Medalha de Bronze, Hebert Sousa Campeonato Mundial 2019
  • Medalha de Ouro, Keno Machado Jogos Olímpicos Juventude 2018
  • Medalha de Bronze, Luiz Gabriel Jogos Olímpicos Juventude 2018
  • Medalha de Bronze, Luiz Gabriel Campeonato Mundial Juvenil 2018
  • Medalha de Bronze, Rebecca Silva Campeonato Mundial Juvenil 2018
  • Seis medalhas para o Boxe nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

PRINCIPAIS CONQUISTAS COMO TREINADOR ASSISTENTE 2011 – 2016:

  • Medalha de Ouro, Robson Conceição Jogos Olímpicos 2016.
  • Medalha de Bronze, Robson Conceição Campeonato Mundial 2015.
  • Medalha de Bronze, Everton Lopes Campeonato Mundial 2013.
  • Medalha de Prata, Robson Conceição Campeonato Mundial 2013.
  • Medalha de Bronze, Yamaguchi Falcão Jogos Olímpicos 2012.
  • Medalha de Bronze, Adriana Araújo Jogos Olímpicos 2012.
  • Medalha de Prata, Esquiva Falcão Jogos Olímpicos 2012
  • Medalha de Bronze, Esquiva Falcão Campeonato Mundial 2011.
  • Medalha de Ouro, Everton Lopes Campeonato Mundial 2011