Campeão por equipes, Boxe conquista sete Ouros nos Jogos Sul-Americanos

 Wander Roberto/COB 
Fileinfo WR

 

Em mais uma página inédita escrita na história do Boxe brasileiro, a Equipe Olímpica Permanente conquistou sete medalhas de Ouro, duas de Prata e uma de Bronze, o que nos rendeu o título de Campeão por Equipes. Foi a melhor campanha da história do Boxe em Jogos Sul-Americanos. Somos o país que lidera o quadro geral histórico do Boxe nos Jogos Sul Americanos com 35 Ouros, seguidos da Venezuela com 29 douradas.

O primeiro Ouro do Boxe veio da habilidade de Luiz Oliveira (57kg), que enfrentou na final o experiente equatoriano Jean Caicedo. Luiz manteve a tranquilidade, controlou bem a distância e levou a melhor por unanimidade. Luiz é Ouro!

Wanderson “Shugar” Oliveira (71kg) disputou o Ouro contra Alexander Madariaga, da Colômbia. A luta começou truncada com o colombiano dificultando a aproximação do brasileiro, bloqueando bem os golpes. No segundo round, “Shugar” começou a encaixar potentes golpes na linha de cintura o que minou a resistência do colombiano. No último round o brasileiro continuou agressivo, caminhando para frente, eliminando qualquer chance de reação de Alexander. “Shugar” conquistou o Ouro após vencer por 4:1.

WhatsApp Image 2022-10-13 at 22.30.04

Wanderley “Holyfield” Pereira (80kg) encarou um metódico Benjamin Grimaux, da Argentina. O “hermano” enfrentou dificultades diante do ímpeto do brasileiro no primeiro round, mas no segundo conseguiu controlar a distância e conectar os melhores golpes. No terceiro round, o guerreiro “Holyfield” conseguiu encurtar a distância e pressionou o Argentino até o final. Mais uma medalha de Ouro para o Brasil, após a vitória por 3:2 a favor do Brasil.

Keno Marley (92kg) lutou na final contra o vice-campeão mundial de 2019, o equatoriano Julio Torres. Foi um combate difícil, em que embora Keno buscasse o combate, Torres era preciso em seus contra-ataques. Disputado golpe a golpe, o equatoriano levou vontagem em todos os rounds vencendo por unanimidade. Keno conquistou, portanto, a medalha de Prata.

Abner Teixeira (+92kg) controlou bem a distância contra Gerlon Chala, do Equador, no primeiro round encerrando com vantagem. No segundo round, Abner se movimentou bem e melhorou ainda mais o seu desempenho na luta. A vitória foi sacramentada no último round com a administração de Abner até o soar do gongo

Somando aos três Ouros e uma Prata do Boxe Feminino, conquistamos ao todo sete Ouros, duas Pratas e um Bronze, que foi conquistada por Ruan Pablo (51kg).

“Os Jogos Sul-Americanos deste ano foi nosso evento alvo do macrocilo 2022. Nos preparamos para vir até Assunção e sermos campeões por equipe com uma meta de 6 ouros. Conseguimos com muita dedicação e trabalho duro superar esse número e fechamos com 7 Ouros 2 Pratas e 1 Bronze.  Foi a melhor campanha da história do Boxe Brasileiro em Jogos Sul-Americanos, que tiveram início em 1978″ ressaltou o head coach da Seleção Olímpica, Mateus Alves.

Mateus completou sua análise da participação do Boxe nos Jogos: “Superamos as excelentes campanhas de 2002, que foi realizada no Brasil, e também a de 2014 com seis ouros em cada uma delas. Até o momento, neste ano, fomos campeões por equipes em todas as competições que participamos:

‘Hungria – Boksai Tournament – janeiro
Desafio Brasil x Argentina – Buenos Aires – fevereiro
Campeonato Continental das Américas – Equador – março
Rep. Tcheca – Grand Prix Usti Labem – abril
Grand Prix Brasil – julho
E agora os Jogos Sul Americanos.”

Mateus ainda lembrou as medalhas do Campeonato Mundial Feminino deste ano: Beatriz Ferreira (Prata) e Carol Almeida (Bronze). O trabalho segue firme e em breve a Equipe Olímpica Permanente retornará a sua rotina diária de treinamentos em nosso Centro de Treinamento em São Paulo. O objetivo é o mesmo: Paris 2024.

Boxe Feminino

Tatiana Chagas (54kg) – Ouro

Jucielen Romeu (57kg) – Ouro 

Bárbara Santos (66kg) – Ouro

Caroline Almeida (50kg) – Prata

Quadro histórico de medalhas do Boxe em Sul-Americanos:

WhatsApp Image 2022-10-13 at 22.54.57

Quadro de medalhas por equipes em Assunção 2022:

WhatsApp Image 2022-10-13 at 22.53.52