CBBoxe está no planejamento do COB para treinos na Europa

viajar-para-lisboa-740×415

O Comitê Olímpico do Brasil avançou no planejamento da Missão Europa, o período de treinamentos para atletas e equipes em países europeus entre julho e dezembro deste ano. O Boxe terá 22 atletas treinando em Portugal em datas que ainda serão definidas. A ideia da CBBoxe é levar a equipe completa, incluindo comissão técnica. A composição dessa equipe ainda está sendo definida.

O objetivo do COB é oferecer a volta aos treinos com segurança aos brasileiros já classificados ou em vias de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. No momento está previsto o atendimento a 207 atletas de 15 modalidades (11 Confederações), quantitativos que ainda podem aumentar com a confirmação do interesse de novos esportes em participar.

“Fizemos contato com todas as Confederações Olímpicas para identificar suas necessidades e planejar, em conjunto, os treinos na Europa. Foi primordial, além de priorizar atletas classificados para os Jogos de Tóquio, ter certeza da condição de continuidade aos treinos após encerrado o período na Europa”, explica o chefe de Missão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Marco Antônio La Porta Jr.

A principal base do Brasil em Portugal deverá ser o Centro de Treinamento de Rio Maior, um equipamento público-privado a 75km de Lisboa. Junto com as autoridades portuguesas, o COB estabeleceu um protocolo rígido de controle para identificar e também para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Assim, todos os integrantes da delegação serão testados até 72h antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR. Ao chegarem a Portugal, os membros da equipe seguirão direto para o Centro de Treinamento, onde serão novamente testados e ficarão em isolamento por 48h, até sair o resultado da sorologia. Aí então estarão aptos para atividades esportivas.

“Nosso principal objetivo é oferecer as melhores condições de treino aos nossos atletas, respeitando todas as orientações e protocolos de segurança locais. Estamos atualizando o planejamento dia a dia, à medida que novas informações são divulgadas”, diz o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

Ao lado da vela, que treinará em Cascais, no litoral de Lisboa, o judô deverá ser uma das primeiras modalidades a embarcar, levando 28 judocas para treinos em Coimbra. Na sequência embarca o boxe, que prevê uma delegação de 22 pugilistas. Ainda entre os maiores contingentes estão a natação (22) e o atletismo (29).

“A complexidade da operação se assemelha bastante ao que temos em jogos multiesportivos. Precisamos considerar a especificidade de cada esporte e atentar para questões de disponibilidade de cama, passagens aéreas e atendimento médico. Com o ingrediente adicional de atentar para todo o protocolo de higiene e segurança imposto pela pandemia”, analisa o gerente executivo de alto rendimento do COB, Sebástian Pereira.

Nas próximas semanas, o COB confirmará as datas de embarque e novos detalhes da Missão Europa.

PRINCIPAIS NÚMEROS
180 DIAS – é a janela disponível para treinos
207 ATLETAS – é o número atual confirmado
15 MODALIDADES
11 CONFEDERAÇÕES
4 BASES – CT Rio Maior; Coimbra (judô); Cascais (vela); Sangalhos (ginástica artística e rítmica)
R$ 13,7 milhões – é o investimento do COB na logística

MODALIDADES ATÉ O MOMENTO
Atletismo – 29 atletas
Judô – 28 atletas
Boxe – 22 atletas
Natação – 22 atletas
Handebol Feminino – 18 atletas
Handebol Masculino – 18 atletas
Rugby Feminino – 15 atletas
Wrestling – 10 atletas
Ginástica Rítmica – 7 atletas
Saltos Ornamentais – 7 atletas
Taekwondo – 6 atletas
Ginástica Artística Masculina – 6 atletas
Triathlon – 6 atletas
Ginástica Artística Feminina – 4 atletas
Vela – 4 atletas
Nado Artístico – 3 atletas
Maratonas Aquáticas – 2 atletas

180 DIAS – é a janela disponível para treinos 207 ATLETAS – é o número atual confirmado 15 MODALIDADES 11 CONFEDERAÇÕES 4 BASES – CT Rio Maior; Coimbra (judô); Cascais (vela); Sangalhos (ginástica artística e rítmica) R$ 13,7 milhões – é o investimento do COB na logística Atletismo – 29 atletas Judô – 28 atletas Boxe – 22 atletas Natação – 22 atletas Handebol Feminino – 18 atletas Handebol Masculino – 18 atletas Rugby Feminino – 15 atletas Wrestling – 10 atletas Ginástica Rítmica – 7 atletas Saltos Ornamentais – 7 atletas Taekwondo – 6 atletas Ginástica Artística Masculina – 6 atletas Triathlon – 6 atletas Ginástica Artística Feminina – 4 atletas Vela – 4 atletas Nado Artístico – 3 atletas Maratonas Aquáticas – 2 atletas

Sobre o COB:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

Ao longo de seus 105 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 129 medalhas (30 de ouro, 36 de prata, 63 de bronze) em Jogos Olímpicos e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze.

Coca-Cola , Alibaba Group , Atos , Bridgestone , Dow , GE , Intel , Omega , Panasonic , P&G , Samsung , Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem suporte das empresas: Estácio e Peak – Patrocinadores Oficiais; Aliansce e Travel Ace – Apoiadores Oficiais; Ajinomoto e BRW – Parceiros Oficiais; e Match Hospitality AG – Revendedora de Ingresso e Pacote Oficial para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.