CBBoxe realiza ações para o crescimento do Boxe Feminino durante o Campeonato Brasileiro

 Luiz Gaspar/CBBoxe 
int

 

A representatividade feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi a maior da história, com 48,8% do total dos atletas de acordo com o COI – Comitê Olímpico Internacional. A previsão do COI é que esse número deve chegar a 50% em Paris 2024.

No entanto, a presença do Boxe Feminino é recente na história dos Jogos, com participação apenas nas três últimas edições. O Brasil conquistou medalhas em duas dessas edições, com Adriana Araujo em Londres 2012 e Beatriz Ferreira em Tóquio 2020.

O potencial da mulher no Boxe é extremamente valorizado e levado a sério pela CBBoxe. Na semana passada duranteIMG_6912 os Campeonatos Brasileiros Cadete e Juvenil, tivemos a oportunidade de realizar duas ações voltadas exclusivamente ao Boxe Feminino no país.

Na primeira ação, a treinadora da Seleção Olímpica Permanente, Suelen Souza, ao lado da Analista de Desempenho da CBBoxe, Paula Avakian, conduziram uma palestra – transmitida ao vivo pelo YouTube – para todos os oficiais e treinadores participantes do Campeonato. Pelo menos 35 profissionais de todo o Brasil marcaram presença.

As especialistas falaram sobre o Boxe Feminino e suas origens. Os participantes conheceram diversos dados que demonstram que apesar da modalidade ser umas das mais antigas do mundo dos esportes, a presença do gênero feminino é de fato recente.

Além de falarem sobre as dificuldades cotidianas encontradas no trabalho com o público feminino, Suelen e Paula apresentaram ações simples que podem contribuir para a permanência das meninas no esporte.

IMG_8236Em um segundo momento, Suelen Souza e Paula Avakian organizaram uma roda de conversa apenas para as mulheres participantes do campeonato. A ideia foi prporcionar um ambiente seguro para que as 22 mulheres presentes pudessem contar suas histórias e dividir as dificuldades encontradas na vivência esportiva.

“Ações como essa são muito importantes para que o esporte feminino se desenvolva e o público feminino encontre dentro do Boxe um lugar igualitário e de respeito mútuo, onde nossas diferenças sejam nossa força e possamos todas crescer juntas”, disse Suelen Souza.

Estas ações contam com o apoio da Comissão de Mulheres no Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil, que atua fortemente na busca da igualdade nos esportes. A Comissão vai trabalhar em conjunto com a CBBoxe no planejamento de ações para o desenvolvimento do Boxe Feminino no Brasil.

IMG_8288

IMG_8246

IMG_8268