Keno sonha e vai atrás do ouro olímpico em Paris

Keno

Keno Marley é um dos pugilistas brasileiros que está classificado para os Jogos Olímpicos em Paris. Keno atua na categoria até 92kg, foi ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires de 2018 e vai para a sua segunda olimpíada agora em 2024.

Keno
Foto: Wander Roberto

Keno é natural de Conceição de Almeida, Bahia, nasceu no dia 11 de julho de 2000. O seu primeiro contato com o esporte foi cedo, desde menino já acompanhava a modalidade “Meu irmão começou a treinar, e logo também fui chamado e puxado por esse laço familiar, tinha mais ou menos 10 anos”, lembrou o atleta. Keno treinava no Recôncavo Baiano, em Conceição da Almeida e assim como Wanderley Pereira, fazia parte do movimento de escoteiro, onde também tinham aulas de boxe. Em 2011, o pugilista treinava na Oásis Boxe com Marcos Silva. Após 2 anos, em 2013 veio pra São Paulo na academia Tony Boxe.

A chegada na Equipe Olímpica foi depois de Keno ser campeão nacional em 2016 e 2017, e com isso foi convocado para a Seleção, visando os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. Em 2013 foi o ano em que o boxeador veio para São Paulo “as pessoas começaram a dizer que eu tinha talento pro boxe, comecei a ir para competições maiores e foi quando comecei a acreditar em mim”, comentou o atleta. 

Ao relembrar suas conquistas, o baiano não deixou de ressaltar “a Olimpíada da Juventude foi emocionante, foi meu primeiro grande evento esportivo. Aconteceu em Buenos Aires, só tinha 18 anos, e também fui o único brasileiro a conseguir medalha de ouro em modalidades olímpicas”.  A partir desse momento, Keno começou a ver as mudanças que a Equipe Olímpica tinha causado na sua vida, a primeira foi a mudança de estado e também a questão da equipe multidisciplinar. O pugilista também destacou que ali ele passou a treinar com os melhores do Brasil. 

“Minha profissão hoje é ser atleta de boxe e a Equipe Olímpica que me deu essa condição”, afirmou o baiano.

O momento da classificação foi importante para Keno, que passou a ver 2024 como o ano de ir atrás da sua medalha olímpica. Desde que chegou na Seleção, durante todo o ciclo olímpico, o boxeador, somou 52 lutas e 48 vitórias. 

“Estamos trabalhando com detalhes pequenos aqui na Equipe, fazendo os últimos ajustes para chegar e mostrar para o Brasil e o mundo o que faltava para ser um campeão olímpico”, finalizou o atleta.

 

Ficha Técnica

Nome completo: Keno Marley Machado

Nome (de guerra/apelido): Keno Marley

Categoria: 92kg

Idade: 24 anos (11/07/2000)

Naturalidade: Sapeaçu/BA

Altura: 1,90m

Integra Equipe Olímpica Permanente desde: 2018

Cartel de lutas: 52 lutas/48 vitórias 

Academia formadora: Em 2011 treinava na Oásis Boxe com o treinador Marcos Silva. Após 2 anos, em 2013 veio pra São Paulo na academia Tony Boxe antes de ir pra EOP em 2017

Instagram: @keno_marley1

Principais conquistas: Prata no Campeonato Mundial 2021 (86kg), Prata nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019 e Santiago-2023, Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires-2018 e prata nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022