Delegação brasileira pronta para o Mundial Feminino de boxe

Atletas e treinadores do Brasil posam para foto. Atletas vestem um uniforme vermelho, enquanto os técnicos usam uma camisa polo branca

 

A primeira grande competição do ano já vai começar. Nesta quinta-feira (16), acontecem as primeiras lutas do Campeonato Mundial Feminino de boxe em Nova Déli, na Índia. O Brasil terá sete atletas na competição e busca repetir a boa campanha do Mundial de 2022, quando a delegação brasileira voltou para casa com duas medalhas na bagagem.

+ O boxe feminino do Brasil em três medalhistas

“O nível técnico do Campeonato Mundial Feminino cresceu muito nos últimos anos. Nós iremos com as seis categorias olímpicas, mais a categoria 70kg. Temos a expectativa de fazer ao menos uma final e, dando tudo certo, conquistar duas medalhas como no Mundial passado”, comentou Mateus Alves, head coach da seleção olímpica permanente do Brasil.

Mistura de experiências

O destaque da equipe é Beatriz Ferreira que vai disputar seu quarto Campeonato Mundial. Ela tem duas medalhas no seu currículo: o ouro em 2019 e a prata em 2022. Como uma das principais atletas de sua categoria, a brasileira tem estudado novos estilos de luta para superar as adversárias. “Ser número 1 do mundo é difícil. As outras ateltas vêm com o anti-jogo, bem preparadas para me enfrentar e não deixam eu fazer o meu jogo normal em cima do ringue. Mas eu estou pronta para isso. Se não der para ir no estilo Bia, vai no estilo das adversárias mesmo. Quero uma medalha de novo no Mundial”, disse Beatriz Ferreira, atual vice-campeã olímpica da categoria 60kg.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIK TOK

Além de atletas experientes, a equipe também conta com três pugilistas que disputam seu primeiro Campeonato Mundial. Entre elas, está Tatiana Chagas, da categoria 54kg. “Estou bastante ansiosa pela minha estreia, mas também estou confiante. Fizemos um treinamento excelente na base de treinamento na Bulgária, e agora só temos alguns ajustes para fazer”, disse a atleta que no último ano conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022.

Delegação brasileira

Caroline “Naka” Almeida (50kg): Medalhista de bronze no Mundial de 2022 na categoria -52kg. Vice-campeã dos Jogos Sul-Americanos 2022

Tatiana Chagas (54kg): Disputa seu primeiro Mundial. Campeã dos Jogos Sul-Americanos 2022

Jucielen Romeu (57kg): Quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio disputa seu quarto Mundial, tendo chegado às quartas de final em 2018 e 2022. Atual campeã dos Jogos Sul-Americanos e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos.

Beatriz Ferreria (60kg): Disputa seu quarto mundial, tendo conquistado o ouro em 2019 e a prata em 2022. Vice-campeã olímpica em Tóquio-2020 e campeã dos Jogos Pan-Americanos Lima-2019.

Beatriz Soares (66kg): Campeã do Continental das Américas de 2022 e vice-campeã do Golden Belt de Marrakech em 2023. Disputa seu primeiro Mundial

Bárbara Santos (70kg): Participa de seu primeiro Campeonato Mundial. Campeã do Continental das Américas de boxe e dos Jogos Sul-Americanos de 2022. Vice-campeã mundial militar.

Viviane Pereira (75kg): Vice-campeã do Golden Belt de Marrakech em 2023 e medalhista de bronze no Continental das Américas de 2022. Disputa seu segundo Campeonato Mundial.

Treinadores: Leonardo Macedo, Adailton Gonçalves e Suelen Souza

Foto de capa: Camila Nakazato/CBBoxe