Seleção brasileira mira conquista de seis a oito vagas em Paris-2024

Atletas e comissão da seleção permanente da CBBoxe reunidos antes de treino em São Paulo

O ano começou para o boxe brasileiro. Nesta semana, a seleção permanente voltou aos treinos em São Paulo, dando início a uma temporada com vários desafios a 18 meses dos Jogos Olímpicos Paris-2024. No total, são 25 atletas (11 no feminino e 14 no masculino) que estão juntos se preparando para as principais competições de 2023.

“Agora é o que a gente chama de trabalho de base, preparando o grupo para encarar os novos desafios desse ano. Nós temos agora uma etapa de três semanas aqui em São Paulo e, após esse período, nós vamos com os titulares para a Bulgária, onde vamos fazer um training camp e participar de um campeonato para começar o ano a todo vapor”, disse Mateus Alves, head coach da seleção brasileira.

+ Brasil conquista 113 medalhas em competições internacionais em 2022

O calendário de 2023 está cheio, mas com três eventos principais como foco da equipe do Brasil. O Mundial Feminino em março na Índia, o Mundial Masculino em maio, no Uzbequistão, e os Jogos Pan-Americanos, que serão classificatórios para os Jogos Olímpicos, no final de outubro no Chile. “A expectativa é muito grande para conseguirmos medalhas nos dois mundiais e classificarmos o máximo de atletas possíveis para os Jogos Olímpicos. A gente prevê classificar entre seis e oito atletas para Paris”, completou Mateus.

Os Jogos Pan-Americanos servirão como a seletiva continental para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Cada categoria em Santiago-2023 vai distribuir duas a quatro vagas para a Olimpíada francesa. Nos pesos onde o Brasil não conseguir a vaga pelo Pan, haverá a possibilidade de conseguir a classificação através dos pré-olímpicos mundiais no início de 2024.

Expectativas no alto

Um ano recheado de desafios anima os atletas do boxe brasileiro em busca de grandes resultados. A campeã mundial Beatriz Ferreira vai em busca do segundo título na competição e também quer repetir o ouro nos Jogos Pan-Americanos. “2023 é um ano 110%. Um ano muito esperado e desafiador para todo mundo que está aqui. Mas é um ano de um aprendizado muito importante. Todos esses campeonatos vão preparando a gente e você vai pegando mais experiência. A gente tem que se dedicar ao máximo porque dependendo dos resultados deste ano vamos conseguir chegar aos sonhados Jogos Olímpicos”, afirmou a atleta que ganhou a medalha de prata na última Olimpíada em Tóquio.

Atual vice-campeão mundial, Keno Machado ficou próximo do pódio em Tóquio-2020, quando parou nas quartas de final. O foco do pugilista baiano é melhorar o desempenho nas duas competições. “É um ano cheio. Temos Mundial e Jogos Pan-Americanos que são classificatórios para os Jogos Olímpicos. Estamos focados e vamos treinar o mais forte possível para ir atrás das medalhas e da classificação olímpica”.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE E TIK TOK

Seleção brasileira permanente de boxe:

Caroline Barbosa de Almeida (-50)
Stefani Melo dos Santos (-50)
Tatiana Regina de Jesus Chagas (-54)
Rayssa da Luz Carneiro (-54)
Jucielen Cerqueira Romeu (-57)
Beatriz Iasmim Soares Ferreira (-60)
Rebeca de Lima Santos (-60)
Beatriz Gabrielle Gomes Oliveira Soares (-66)
Barbara Maria dos Santos (-66)
Haziel K. F. Crispim Bonfim dos Santos (-66)
Viviane dos Santos Pereira (-75)
Michael Douglas da Silva Trindade (-51)
Ruan Pablo do Vale de Jesus (-51)
Luiz Gabriel Nascimento Chalot de Oliveira (-57)
Ramon Santos da Conceição (-57)
Yuri Falcão dos Reis (-63,5)
Cleisson Charles dos Santos (-63,5)
Wanderson de Oliveira (-71)
Jonatas de Jesus Pires (-71)
Wanderley de Souza Pereira (-80)
Felipe de Oliveira Ignacio (-80)
Keno Marley Machado (-92)
Ramon Batagello Souza (-92)
Abner Teixeira da Silva Júnior (+92)
Joel Ramos da Silva (+92)