O boxe brasileiro assegurou sua primeira medalha no Torneio de Strandja, disputado em Sófia, na Bulgária. Nesta quinta-feira (23), Abner Teixeira superou o francês Dili Djamili por decisão dividida e chegou na semifinal da categoria acima de 92kg. Como não há disputa de terceiro lugar, ele tem, no mínimo, um bronze assegurado. Keno Marley Machado (92kg) também venceu no dia e chegou até as quartas de final, enquanto Luiz Oliveira (57kg) foi eliminado.
Vindo de duas vitórias na competição, Abner teve um adversário duro nas quartas de final. Dili Djamili impôs um forte ritmo no começo e conseguiu vencer o primeiro round na opinião de três juízes. O brasileiro, entretanto, rapidamente se recuperou e fez um grande segundo round para receber a vitória para os cinco árbitros. Assim, ele ficou em vantagem para a parcial final e teve o controle da luta para carimbar o passaporte para a semifinal.
+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE E TIK TOK
Buscando um lugar na final, o medalhista olímpico enfrentará na próxima fase o armênio Davit Chaloyan, que passou pelo alemão Nikita Putilov nas quartas. O duelo está programado para acontecer no sábado (25), na sessão noturna (período da tarde, no horário de Brasília). Em caso de nova vitória, a final será realizada no domingo (26).
Keno avança e Bolinha perde
Outro brasileiro que foi muito bem no dia foi Keno Marley Machado (92kg). Fazendo sua estreia na competição, ele arrasou o turco Acar Berat, sendo dominante durante toda a luta para sair vencedor por decisão unânime. Classificado para as quartas de final, ele agora está a uma nova vitória de garantir uma medalha na competição. Seu próximo adversário será o uzbeque Lazizbek Mullojonov, na tarde desta sexta-feira (24).
Já Luiz Oliveira (57kg) perdeu para o cazaque Orazbek Assylkulov por decisão dividida. O adversário começou melhor e venceu o primeiro round na opinião dos cinco árbitros. O brasileiro equilibrou as ações na parcial seguinte, mas levou a vitória para apenas dois juízes. No terceiro round, Bolinha aumentou a intensidade e os cinco juízes lhe deram a vitória. No entanto, não foi suficiente para que ele ganhasse a luta. Luiz ainda recebeu punição e teve pontuação descontada. Assim, perdeu por 3:0.
Dessa forma, o brasileiro parou nas oitavas de final do Torneio de Strandja. Antes de cair para o cazaque, ele havia passado pelo estadunidense Jahmal Harvey, que é o atual campeão mundial da categoria, em sua estreia. Bolinha, como é conhecido, tem duas medalhas de bronze (2020 e 2021) na competição búlgara, que é uma das mais antigas e tradicionais do boxe internacional.
Além de Abner e Keno, o Brasil tem mais três representantes no Torneio de Strandja. Assim como Keno, Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Beatriz Ferreira (60kg) também estão nas quartas de final e entrarão em ação nesta sexta-feira (24). Outros sete brasileiros já deram adeus ao torneio.
Foto de capa: Arquivo/Gaspar Nobrega/COB