Entre os mais novos atletas da Equipe Olímpica Permanente está o Luiz Oliveira, mais conhecido como Bolinha, da categoria até 57kg, bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. Com apenas 23 anos, o pugilista vai fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Bolinha nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, no dia 24 de janeiro de 2001, e desde pequeno já tinha contado com o boxe, seu avô Servílio de Oliveira foi o primeiro medalhista olímpico da modalidade. Começou a treinar em 2009 no Oliveira Brothers com o treinador Ivan Oliveira. “Minha família já vem do boxe, meu pai, avô, tio, e eu sempre estive ali no meio acompanhando treinos, campeonatos, eventos. E desde o início sou apaixonado pela modalidade. Sempre fui incentivado pela minha família, principalmente pelo meu pai. Já experimentei outros esportes, mas quis voltar para o boxe e foi pra valer”, relembrou o atleta.
O boxeador não deixou de comentar: “minha maior inspiração é meu avô, ele sempre vai ser lembrado, minha história vai estar sempre atrelada a dele”.
Luis, entrou na Seleção em 2018, e começou a fazer parte dos campeonatos juvenis, onde conseguiu sua primeira medalha: bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. Ocorreu uma tentativa de ir para os Jogos em Tóquio, mas como o modo de classificação acabou sendo alterado pela pandemia, não foi possível. Desde então, durante o ciclo olímpico, o boxeador soma 49 lutas e 44 vitórias, um número bastante expressivo.
“Meu pai sempre me incentivou muito, falava sobre os Jogos Olímpicos, me dizia que eu era bom na modalidade. Quando eu entrei na Seleção, lembro dele falar que agora era conseguir a classificação e a medalha”, afirmou o atleta.
A entrada para a Equipe Permanente ocasionou grandes mudanças, “todo dia você está lá treinando com o mesmo time, querendo ou não, vai virando uma família, isso ajuda. Um vai puxando o outro, eu gosto dessa maneira”. Desde a sua chegada, as suas principais conquistas foram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 e o bronze no Pan-Americanos Santiago-2023.
“Minha categoria em Paris está forte, todos que vão estar lá fizeram por merecer, então são os melhores. Eu tô muito confiante, minha expectativa é chegar lá e pegar a minha medalha, não quero sair de lá sem. Chegar focadinho e tranquilo”, finalizou o boxeador.
Ficha Técnica
Nome (de guerra/apelido): Luiz Oliveira/Bolinha
Categoria: 57kg
Idade: 23 anos (24/01/2001)
Naturalidade: São Caetano Do Sul/SP
Altura: 1,73m
Integra Equipe Olímpica Permanente desde: 2018
Cartel de lutas: 49 lutas/44 vitórias – (197 lutas/181 vitórias/16 derrotas)
Academia formadora: desde 2009 no Oliveira brothers com treinador Ivan Oliveira até chegar à seleção em 2018
Instagram: @luiz.oliveira01
Principais conquistas: Bronze nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, Bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022