Boxe embarca para os Jogos Olímpicos da Juventude

 Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB 
Delegação Brasileira

Enfim, chegou mais um grande momento do esporte. O Boxe do Brasil embarcou nesta terça-feira para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em Buenos Aires entre os dias 6 e 18 de outubro.

luta treinoSeremos representados por três atletas: Luiz Oliveira (52kg), Kauê Belini (69kg) e Keno Machado (75kg), acompanhados do treinador Mateus Alves. Os três se classificaram para os Jogos Olímpicos da Juventude na última edição do Campeonato Continental Juvenil que foi realizado nos Estados Unidos, em maio deste ano.

A preparação foi intensa e se encerrou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil – COB. Foram cinco dias de concentração que incluiu as equipes de todas as modalidades que participarão dos Jogos.

A nossa equipe ainda realizou sparrings, no sábado, na academia Santa Rosa em parceria com  a Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro e, na segunda-feira, os nossos atletas utilizaram a estrutura do complexo do Time Brasil no Maria Lenk para fazer sparrings com os atletas do projeto Instituto todos na Luta, do Vidigal.

f9b9317c-311d-4bda-b451-3c4f768aba35

Além dos treinamentos, nossa equipe participou de diversas atividades preparadas pelo COB para envolver os atletas no clima dos Jogos Olímpicos da Juventude. Palestras sobre Valores Olímpicos, preparação mental, orientações sobre doping e prevenção de lesões estiveram entre os assuntos abordados. A ONU Mulheres falou aos atletas sobre prevenção de abusos e assédio sexual. Durante toda a competição em Buenos Aires, o COB terá um canal aberto para receber denúncias.Os atletas também receberam várias informações sobre a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude: vila olímpica, alimentação, transporte, entre diversos outros dados.

2ef4e8da-ecc2-4c43-9fa2-fbfdcec54fc7Na noite que antecedeu o embarque da delegação brasileira para Buenos Aires, duas estrelas do esporte nacional trouxeram um momento especial de inspiração. Fabi Alvim, bicampeã olímpica de vôlei, e Flavia Saraiva, sensação dos últimos Jogos da Juventude, em Nanquim 2014, com três medalhas, bateram um papo com os 79 competidores do Time Brasil. As duas compartilharam suas experiências e motivaram ainda mais os talentos da nova geração do esporte nacional antes da competição mais importante de suas carreiras até o momento. Foi um belíssimo trabalho do Comitê Olímpico do Brasil em prol do nosso esporte.

Grito de Guerra

Em clima de Jogos Olímpicos, todos os atletas da delegação brasileira que irão para Buenos Aires posaram para a foto oficial de despedida do Brasil. O Boxe do Brasil envolveu todos os atletas da delegação e as 79 vozes gritaram o nosso grito de guerra oficial nas competições internacionais de Boxe: “TRÊS BRA PARA O BRASIL! BRA… BRA… BRA…, BRASIL!” Todos levantaram os braços e repetiram o nosso grito, que foi criado pelo treinador Leo Macedo, da Seleção Brasileira de Boxe.

“Na hora me emocionei, nunca imaginei que um grito de guerra que fizemos num torneio de Boxe poderia ser repetido por toda uma delegação que está prestes a partir para os Jogos Olímpicos. Pude sentir a energia daquele momento, mesmo não estando fisicamente presente” disse Leo Macedo.

O grito foi criado durante o Continental Juvenil dos Estados Unidos, classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude. O grito uniu todos os atletas brasileiros e foi feito já no primeiro combate do Continental. A partir dali, se repetiu em todas as competições, das quais saímos vitoriosos.

3495daff-1103-450a-9ccd-ec59af158c13

Competição

A competição do Boxe está prevista para se iniciar no dia 14 de outubro. O congresso técnico será realizado no dia 13.

O Time Brasil será representado nos Jogos Olímpicos da Juventude por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades. A competição acontece entre 6 e 18 de outubro e reunirá os melhores atletas do mundo da nova geração. Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.

“TRÊS BRA PARA O BRASIL! BRA… BRA… BRA… BRASIL!”

 

Fotos: Jonne Roriz/Exemplus/COB