O Boxe Olímpico do Brasil encerrou a sua participação na XXXII edição da Copa La Romana, realizada na República Dominicana, com uma medalha de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze.
No primeiro dia de competição, Carlos Silva (52kg) foi superado pelo atleta da casa Daniel Victor. A luta terminou em 2:1 para o dominicano. Na segunda sessão de combates, Carlos Rocha (56kg) perdeu para outro atleta da casa, o dominicano Luis Garcia. A luta terminou em 3:0 para Garcia.
Joedison Teixeira (64kg) conquistou a primeira vitória brasileira na competição ao vencer o argentino Chaves Sebastian por um expressivo 3:0. O segundo brasileiro a ter o braço erguido ao final do combate foi Arisson Tavares (69kg), que venceu o argentino Luis Veron por 3:0.
Já pelas semifinais, realizadas no terceiro dia de competição, Joedison Teixeira teve pela frente o 11º colocado no ranking da AIBA, o dominicano Carlos Adames. Adames acabou vencendo Joedison por 3:0. Com este resultado, Joedison garantiu a medalha de Bronze.
Arisson Tavares (69kg) encarou o dominicano Alberto Puello. Numa luta equilibrada, o brasileiro acabou garantindo presença nas finais ao vencer Puello por 2:1.
Cosme Nascimento (+91kg) lutou por uma vaga na final contra o mexicano Edgar Ramirez. Cosme lutou bem e venceu o atleta do México por 3:0
Finais
Na final da categoria meio-médio-ligeiro (69kg), Arisson Tavares enfrentou Marvin Cabrera, do México. Arisson se esforçou, mas o mexicano acabou levando a melhor. A luta terminou em 3:0 para Cabrera.
Pelos super-pesados (+91kg), Cosme Nascimento precisou de apenas um round para conquistar a sua medalha de Ouro. Ele venceu por TKO 1º (nocaute técnico no primeiro round) o dominicano Nilson Perez Abigail. Após uma excelente luta, Cosme levou as cores verde e amarela para o lugar mais alto do pódio.
A Confederação Brasileira de Boxe parabeniza os atletas e equipe técnica por mais uma vitoriosa campanha em uma competição no exterior. Além das medalhas, os nossos atletas voltarão para o Brasil com mais experiência internacional na bagagem.
Delegação Brasileira:
52kg Carlos Silva
56kg Carlos Rocha
64kg Joedison Teixeira
69kg Arisson Tavares
+91kg Cosme Nascimento
Equipe técnica:
Abel Bokovo – Técnico
Carlos Pereira – Técnico
Edson Mendes – Árbitro/Juiz