A quinta-feira foi no Campeonato Mundial de Boxe da AIBA foi dia de folga, mas hoje foi dia de muita ação na cidade de Almaty. Nada de dois ringues, nada de dividir atenção. Agora só restaram os quatro melhores de cada categoria, e um só ringue no meio do ginásio para que os cerca de dois mil presentes pudessem apreciar o que há de melhor no Boxe Olímpico Mundial. E o Brasil tinha dois atletas entre as semifinais.
O primeiro deles a subir no ringue foi Everton Lopes, da categoria 64 Kg. Everton, que defendia a sua medalha de ouro conquistada no último Campeonato Mundial (Baku 2011), tinha a árdua tarefa de enfrentar um atleta da anfitriã Cazaquistão. Como se não bastasse a história nos contar tamanha dificuldade que é vencer um boxeador em seus domínios, Merey Akshalov prometia uma luta com altíssimo nível técnico. Em dois combates anteriores entre os semifinalistas, uma vitória para cada lado.
Enfim a luta começou e, logo, Everton demonstrou estar um pouco mais ágil e preciso nos seus golpes do que o adversário. Porém, mesmo sem praticamente ser golpeado em todo o round inicial, os juízes viram Akshalov vitorioso no round. Na segunda etapa, o mesmo se repetiu mas, desta vez, Everton levou vantagem nas contagens dos juízes. Assim, uma luta que já poderia estar definida a favor do brasileiro, entrou completamente em aberto para o terceiro e último round.
Foi aí que, entre o misto de cansaço e eterna disposição dos dois atletas, uma cotovelada involuntária do cazaque acertou o bíceps esquerdo de Everton, ferindo o brasileiro, que sentiu imediatamente a lesão. Sem saber o placar da luta, Everton seguiu competindo na esperança de ter vencido os dois primeiros rounds. Mas, com a vitória do terceiro round por parte de Akshalov, somado com o triunfo do cazaque no primeiro assalto também, não deu para Everton desta vez. Desta forma, Everton teve que se contentar com uma (mais do que) honrosa medalha de bronze no Mundial de Boxe de 2013.
Mas ainda tínhamos um brasileiro para subir no ringue de Almaty. E, se não bastasse a ocasião especial de estar disputando a sua primeira semifinal mundial, ainda é aniversário do boxeador! Estamos falando de Robson Conceição que, no dia que completa 25 anos de vida, teve a oportunidade ed se dar um presente espetacular: uma vaga na final do Mundial de Boxe categoria 60 Kg.
Só que, para isso, Robson teria que bater o número um do ranking mundial, Domenico Valentino, da Itália. Determinado a seguir na competição, Robson buscou a luta desde o segundo inicial, seguindo a estratégia estabelecida pela equipe técnica de "abafar" o italiano sempre que ele iniciasse uma ação ofensiva. Com tremendo vigor físico, Robson foi anulando o forte italiano sempre golpeado e acertando mais do que o adversário. Nada mudou do início ao fim e, inquestionavelmente, Robson foi decretado vitorioso no combate, podendo desfrutar de um presente de aniversário que jamais esquecerá. Ao ter o seu braço levantado pelo árbitro da luta, Robson, como já está virando tradição, deu um salto de alegria esbanjando saúde e felicidade.
O único contratempo no triunfo sobre o italiano foi o corte sofrido por Robson no supercílio direito, ainda no segundo round. Embora superficial, o corte tem cerca de 1,5cm e pode vir a ser um fator considerável para a final.
Amanhã, por volta das 15:00 de Almaty (07:00 horário de Brasília), Robson tem pela frente o Álvaro Lazaro Estrada. Cubano, campeão olímpico e mundial na categoria 56Kg, Lazaro subiu recentemente para a categoria 60 Kg e, mesmo tendo disputado poucas competições na categoria, sobra experiência para o cubano. Assim, podemos esperar um combate de encher os olhos na manhã brasileira deste sábado. A ESPN Brasil transmite todas as finais do Mundial de Boxe da AIBA, ao vivo. O Boxe Brasileiro conta com a sua torcida!