O Boxe do Brasil estreou com vitória na classificatória mundial Open Boxe que começou nesta quinta-feira em Baku, no Azerbaijão. Roberto Custódio (69kg) venceu o seu primeiro desafio nesta que é a sua última chance de se classificar para os Jogos Olímpicos. Roberto superou o atleta jordaniano Zeyad Eashash com tranquilidade, vencendo por 3:0.
O próximo desafio de Roberto será contra Aaron Prince, de Trinidad e Tobago, no próximo sábado. Na categoria dele, 47 atletas lutam por uma das cinco vagas olímpicas.
Pedro Lima (75kg) fará a sua estreia nesta sexta-feira contra o suíço Davide Faraci. Em sua categoria são 50 os atletas que lutam pelo sonho olímpico. Já Rafael Lima (+91kg) lutará apenas no domingo. Ele encara o italiano Guido Vianello. Nesta categoria, vinte atletas lutam pela vaga.
Ao todo, 473 boxeadores e 217 técnicos de 106 países darão o melhor de si em busca do sonho olímpico. Roberto Custódio e Pedro Lima terão de ficar entre os cinco melhores colocados na competição para conquistar a vaga. Já Rafael Lima só se classifica se for o campeão da Classificatória Mundial. É a última chance para estes três atletas que não medirão esforços para representar as cores da nossa bandeira no Rio 2016.
Confira os mapas de competição das categorias onde o Brasil tem atletas buscando a vaga olímpica: