O Boxe Olímpico do Brasil estreou com vitórias na tradicional Copa Independência, que está sendo realizada na República Dominicana. Esta é a 34ª edição da competição e, neste ano, conta com a presença de 77 atletas de oito países. O Boxe Feminino é representado por 13 desses atletas.
Carlos Silva foi o primeiro brasileiro a subir no ringue. Pela categoria 52kg, Carlos bateu o mexicano Luis Araujo por decisão unânime (3:0). O adversário de Carlos optou por uma estratégia de curta distância, com muitos clinches, que foi neutralizada por uma boa movimentação e golpes retos do brasileiro.
Na categoria 56kg, Carlos Rocha derrotou o porto riquenho Joswar Maldonado por 2:1. Carlos Rocha mostrou um bom condicionamento físico e um excelente trabalho de pernas, sem deixar Maldonado se aproximar para encaixar seus melhores golpes. A luta foi muito disputada, mas o brasileiro levou a melhor.
Já pela categoria 69kg, Arisson Tavares foi derrotado por decisão dividida (2:1) pelo dominicano Juan Ramon Solano. Arisson demonstrou superioridade em seu condicionamento físico, mas não foi o suficiente para superar a experiência de Solano, que fez bom uso de sua maior envergadura.
Boxe Feminino
Na categoria 60kg, infelizmente Adriana Araújo acabou superada pela mexicana Victoria Torres. O combate terminou em 2:1 a favor da atleta do México.
Próximas lutas
Neste sábado dois brasileiros da mesma categoria (52kg) subirão no ringue. Julião Neto vai estrear contra o porto riquenho Juan Camacho, e Carlos Silva, já em seu segundo combate na competição, vai enfrentar o atleta da casa Victor Manuel Santillan.
Participam da 34ª Copa Independência os seguintes países: Brasil, México, Bahamas, Chile, Guatemala, Honduras, Porto Rico, República Dominica e Santiago (Província).