Após uma longa temporada de preparação e competição, o Brasil finaliza com pódios nas principais competições do calendário do boxe olímpico. O destaque fica para o segundo pódio olímpico de Beatriz Ferreira nos 60kg em Paris-2024, adicionando a prata de Tóquio-2020.
“A gente gostaria de ter tido uma campanha melhor nos Jogos Olímpicos. Nós fizemos, até os Jogos, campanhas muito boas nos eventos de preparatórios, eventos da Holanda, na Europa, de forma geral. Cumprimos com uma medalha de bronze com a Beatriz Ferreira. E já iniciando a preparação, mesmo com a definição do Comitê Olímpico Internacional para 2028. Realizamos no final do ano o Open, aqui em São Paulo, com presença de grandes atletas do Brasil, onde vimos diversos nomes pela convocação do 2025”, analisou Mateus Alves, Head Coach da Equipe Olímpica Permanente.
O time conquistou pódios nas etapas dos EUA e Holanda do Circuito Mundial, além de ter realizado camps de treinamento na Colômbia, Itália, Austrália e Portugal para preparação para a Olimpíada de Paris.
Beatriz Ferreira: uma lenda brasileira!
2024 marcou como um dos anos mais importantes para a carreira de Beatriz Ferreira, que já sustentava o título de bicampeã mundial do boxe olímpico. Ela dominou o circuito mundial do World Boxing na categoria 60kg, chegando aos Jogos Olímpicos como candidatíssima ao pódio, confirmado medalha com o bronze em Paris-2024. Bia se tornou a primeira pugilista do Brasil, entre homens e mulheres, a conquistar dois pódios em Olimpíada. No boxe profissional, conquistou o cinturão da International Boxing Federation e manteve o título mais recentemente contra Licia Bourdesa.
A base vem forte!
Na categoria de base, o Brasil também fez bonito com duas medalhas no Campeonato Mundial em Pueblo, nos EUA. Letícia Eleutério foi bronze nos 54kg, enquanto o grande nome brasileiro do torneio foi Gabriel Dias, vice-campeão mundial nos 70kg. Além disso, Samuel Rosa, nos 65kg, e Ruan Santana, nos 60kg, terminaram com quintos lugares.
Sucesso do Open de São Paulo
Em novembro, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro Elite Open, com mais de 100 atletas inscritos nas categorias olímpicas. Foi de suma importância para a Comissão Técnica da seleção poder observar candidatos à Equipe Olímpica e avaliar a qualidade do boxe a nível nacional.
Fim de ano com Sheffield
Por fim, a Equipe Olímpica Permanente finalizou o ano com nove pódios o World Boxing Cup Finals, competição que encerrou a temporada internacional do boxe olímpico de 2024. Os atletas olímpicos Jucielen Romeu e Luiz Oliveira ficaram com o ouro nos 57kg, enquanto nomes como Breno de Carvalho e Joel Silva começaram a despontar no cenário internacional.