Palco da maior conquista coletiva do Boxe brasileiro em toda a sua história, a cidade de Santiago, mais uma vez viu um show dos nossos boxeadores. Se no ano passado, quando fomos campeões continentais pan-americanos por equipes, a capital chilena presenciou um domínio brasileiro nos ringues, neste Jogos Sulamericanos a cidade viu ainda mais.
Onze foi o número total de boxeadores brasileiros nos Jogos, e onze foi o número total de medalhas. Um feito inédito pra modalidade no nosso País, que confirma a supremacia já esperada no nosso continente. Mais da metade dos atletas conquistaram o ouro mas, apesar dos números impressionarem, a Confederação Brasileira de Boxe acredita ser tudo uma conseqüência natural do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.
Nas finais disputadas hoje, haviam 7 brasileiros entre as 11 categorias disputadas no torneio. Entre as mulheres, Clélia e Flávia lutaram pelo ouro. Flávia venceu uma luta duríssima, mas deixou claro que chegou à Seleção para ficar, e traz para casa o título de campeã no 75Kg. Já Clélia não conseguiu superar sua adversária, e somou com sua prata o quadro geral de medalhas para o Brasil.
Entre os rapazes, todos os 5 finalistas fizeram tocar o Hino Nacional, com bela e expressivas vitórias, uma seguida da outra.
Primeiro, Julião aplicou um KO no seu adversário. Depois, Robenilson (foto) fez o ouro parecer fácil. Robson, no 60Kg, mostrou para todos os presentes que não é a toa que é considerado um dos melhores do planeta. O mesmo pode ser facilmente dito de Everton, que não chegou nem perto de perder um round, se quer, em todo o campeonato. E Michel Borges, sem dúvida, foi mais uma vez motivo de orgulho.
Assim, esses foram os resultados finais do atletas de Boxe do Brasil no X South American Games:
FEMININO
51Kg – Clélia Costa PRATA
60Kg – Luany Silva BRONZE
75Kg – Flavia Figueiredo OURO
MASCULINO
52Kg – Julião Neto OURO
56Kg – Robenilson de Jesus OURO
60Kg – Robson Conceição OURO
64Kg – Everton Lopes OURO
69Kg – Roberto Custódio BRONZE
75Kg – Lucas Martins BRONZE
81Kg – Michel Borges OURO
91Kg – Juan Nogueira BRONZE
Do ano de 2010 para 2014, o número de grandes feitos atingidos pelo Boxe brasileiro é equiparável somente às grandes e tradicionais potências do esporte, e nunca antes visto no Brasil. Entre títulos mundiais, medalhas olímpicas e títulos por equipe, é notório o quanto o trabalho no dia-a-dia do atleta reflete encima do ringue onde, hoje, qualquer brasileiro impõe respeito em qualquer lugar do mundo só pelas três letras que seguem o seu nome: BRA.
A CBBoxe acredita que só aqueles que trabalham muito, e trabalham certo, conseguem atingir os seus sonhos, e é por isso que foca todas as suas energias em garantir o melhor possível para que o boxeador que representa o Brasil consiga chegar em qualquer torneio do mundo sabendo que ele/ela tem reais condições de vencer. E é isso que o Boxe brasileiro faz hoje, ele vence.