O Boxe Olímpico do Brasil encerrou a sua participação na 34ª Copa Independência com a conquista de três medalhas de Ouro, uma de Prata e duas de Bronze.
O pesado (91kg) Juan Nogueira não deu chances para o chileno Miguel Velez e conquistou o Ouro após vencer a final por decisão unânime (3:0).
Graziele de Jesus (52kg) teve uma final difícil contra a dominicana Arileida Santiago, mas venceu por 2:1 e subiu no lugar mais alto do pódio. O adversário de Julião Neto, o dominicano Gerardo Valdez, foi reprovado no exame médico que antecedeu a final da categoria mosca (52kg) e o brasileiro acabou sendo declarado vencedor por W.O.
Flávia Figueiredo disputou a final da categoria 75kg contra a atleta da casa Yenebier Guillen, que teve o apoio da torcida local. Não deu para Flávia, que perdeu o combate por 3:0. A brasileira ficou com a Prata.
Carlos Rocha (56kg) e Andreia Bandeira (75kg) conquistaram a medalha de Bronze. A Confederação Brasileira de Boxe de orgulha de mais uma excelente campanha dos representantes do Boxe Olímpico do Brasil.
Os representantes brasileiros foram os seguintes:
Boxe Masculino:
Julião Neto 52kg
Carlos Silva 52kg
Carlos Rocha 56kg
Arisson Santos 69kg
Juan Nogueira 91kg
Boxe Feminino:
Graziele de Jesus 51kg
Adriana Araujo 60kg
Flavia Figueiredo 75kg
Andreia Bandeira 75kg
Técnico:
João Carlos
Preparador Físico:
Igor Cruz