(Foto: IBA)
Nesta sexta-feira (24), inicia o segundo Pré-Olímpico Mundial de boxe que vai até o dia 2 de junho. A competição vai acontecer no Indoor Stadium em Bangkok, na Tailândia.
Ao todo, o torneio irá distribuir 51 vagas para os Jogos de Paris 2024 , sendo 23 no feminino e 28 no masculino. Estarão em disputa 13 categorias de peso do boxe olímpico (6 para mulheres e 7 para homens).
O evento distribui cinco vagas nas categorias de 63,5kg, 71kg. Nos 75kg estão disponíveis 4 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. Os três representantes do Brasil não lutam no primeiro dia, mas já conhecem os seus primeiros adversários.
Viviane Pereira é a única representante feminina do Brasil. A atleta luta na categoria até 75kg. A medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos enfrenta a americana Naomi Graham. A luta acontece no domingo (26).
No masculino, o Brasil tem dois atletas na competição e ambos estreiam no mesmo dia que Viviane Pereira. Na categoria dos -63,5kg, Cleisson Charles, que foi prata no Campeonato Brasileiro Elite, enfrenta o moçambicano Bernardo Marime.
Por fim, Wanderson “Shuga” Oliveira, medalhista no último Mundial na categoria até 71kg, faz a sua estreia contra Nguyen Duc Long, do Vietnã, na primeira rodada da competição. Os representantes brasileiros no masculino terão que fazer três para chegar nas quartas de final, no combate que define a classificação olímpica.
Vale lembrar que o Brasil já tem 10 atletas classificados para os Jogos Olímpicos deste ano. São eles: Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Barbara Santos (66kg); Michael Trindade (51kg).Wanderley Pereira (80kg), Keno Machado (92kg), Abner Teixeira (+92kg) e Luiz Oliveira (57kg).