Foi um dia de decisões apertadíssimas este primeiro dia de competições no Mundial. Pelo menos para o Brasil. Com dois boxeadores brasileiros subindo no ringue, ambas as lutas terminaram em 2 a 1. Uma contra, outra a favor.
O primeiro brazuca a estrear no Campeonato Mundial de Boxe Elite 2013 foi Julião Neto. O paraense teve trabalho para encontrar a sua distância contra o mais alto Hamza Touba, da Alemanha. No terceiro e último round, porém, Julião achou as brechas que tanto precisava no combate, porém já não dava mais tempo para um reação, e a vitória terminou sendo decretada ao alemão por detalhes.
Pulando da categoria 52 Kg, de Julião, para a categoria peso-pesado (91 Kg), a segunda luta envolvendo brasileiro foi na segunda sessão do dia, quando Juan Nogueira enfrentou Ainar Karlson, da Estônia. Em uma situação praticamente igual à de Julião com relação à maior envergadura e altura do adversário, Juan teve o placar exatamente oposto ao do paraense. Isso porque os juízes deram os primeiros dois rounds ao brasileiro, e somente o derradeiro para Karlson. Resultado: primeira vitória de Juan em Mundiais, e a primeira vitória brasileira no Mundial 2013.
Vale ressaltar que este é, além do primeiro mundial disputado por Juan, também o primeiro torneio sem protetor de cabeça em que o paulista participa. Juan, após a luta, afirmou ter se sentido bem sem o famoso capacete e que, apesar do sofrimentos de leves cortes no rosto, o maior campo de visão foi providencial para conseguir encontrar a sua distância.