Visando Mundial, seleção masculina disputa tradicional torneio em Belgrado

Delegaçaõ brasielira Belgrade Winner (Divulgação)

 

Sete boxeadores da Equipe Olímpica Permanente embarcaram nesta segunda-feira (27) para Belgrado, na Sérvia, onde participarão do Belgrade Winner, um dos eventos mais tradicionais do boxe europeu. A competição acontecerá de 29 de março a 3 de abril e será o último teste dos brasileiros antes do Campeonato Mundial masculino, que será realizado no mês de maio, no Uzbequistão.

+ Beatriz Ferreira bate colombiana e é bicampeã mundial de boxe

O Brasil terá força máxima nas sete categorias olímpicas na competição sérvia. Michael Douglas (51kg), Luiz Gabriel (57kg), Yuri Falcão (63,5kg), Wanderson Oliveira (71kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) integram a delegação brasileira. Já equipe técnica terá o head coach Mateus Alves, o treinador Vladson Pereira e o fisioterapeuta Lucas Salles.

Keno Machado (Strandja)
Keno Machado foi vice-campeão mundial em Belgrado, em 2021 (Foto: Strandja Tournament)

Esta será a 60ª edição do Belgrade Winner. A competição é considerada a segunda mais antiga do Circuito Europeu de boxe, perdendo apenas para o Torneio de Strandja, que teve sua 74ª edição realizada em fevereiro. Participarão do torneio 134 atletas no masculino de 25 países, incluindo as tradicionais Rússia, França, Cazaquistão e Itália. Além do Mundial masculino, o evento será preparatório Pré-Olímpico Europeu.

Histórico do Brasil

O Brasil voltará a participar do Belgrade Winner após um hiato de cinco anos. Em sua última aparição, em 2018, o país foi campeão geral, levando seis ouros e dois bronzes. Daquela geração, voltarão a competir neste ano Abner Teixeira e Wanderson de Oliveira, ambos campeões na ocasião. Medalhista olímpico, Abner acredita que a competição será um bom parâmetro para a disputa do Mundial.

Abner Teixeira x australiano (Strandja) (1)
Abner Teixeira foi campeão em Belgrado em 2018 (Foto: Strandja Tournament)

“Nós viemos do Strandja, que foi duríssimo, e estamos indo para uma competição do mesmo nível. O Belgrado Winner é um torneio muito tradicional na Europa e conta com a presença de grandes países. Participei desse campeonato pela última vez em 2018 e fui campeão. Agora, quero buscar o bicampeonato. Acho que vai ser um bom termômetro pré-Mundial. Conseguir ganhar um título de uma competição dura como essa vai ser muito importante para minha confiança e a da equipe”, disse Abner Teixeira.

Boas memórias

Abner foi medalhista em Strandja, em fevereiro. Além dele, o boxe brasileiro conseguiu outros dois pódios, com ouros de Keno Machado (92kg) – primeiro título masculino na competição – e de Beatriz Ferreira (60kg). Keno estará em ação no Belgrade Winner pela primeira vez na carreira, mas já quer debutar com o título. O baiano de 22 anos tem ótimas lembranças da capital sérvia, pois foi lá que foi vice-campeão mundial em 2021.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIK TOK

“Está sendo um ano muito bom. Começamos com Strandja, onde eu consegui ser o primeiro brasileiro a alcançar a final e, de brinde, fiquei com a medalha de ouro. O Belgrado Winner também é um torneio bem forte, tão quanto o de Strandja. Vai ser muito importante para mim e para toda equipe por ser o último evento antes do Mundial. Eu fui vice-campeão mundial em Belgrado, tenho boas lembranças, e agora quero ser campeão por lá”, avaliou o baiano.

Delegação brasileira no Belgrade Winnner:

Atletas
Michael Douglas (51kg)
Luiz Gabriel Oliveira (57kg)
Yuri Falcão (63,5kg)
Wanderson Oliveira (71kg)
Wanderley Pereira (80kg)
Keno Machado (92kg)
Abner Teixeira (+92kg)

Equipe técnica
Mateus Alves – Head Coach
Vladson Pereira – Treinador
Lucas Salles – Fisioterapeuta

Lutas do primeiro dia (29 de março):

10h00 – Yuri dos Reis x Rashid Ingaziev (RUS) – 63,5kg
10h45 – Michael Douglas Trindade x Mohamed-Elamin Moziane (ALG) – 51kg
11h00 – Luiz Gabriel Oliveira x Francesco Iozia (ITA) – 57kg
12h00 – Keno Marley Machado x Tadija Nikolovski – 92kg

 

Foto de capa: Divulgação