Já voltou ao Brasil a delegação nacional que viajou à República Dominicana para a disputa da Copa Independência 2014. As Seleções Brasileiras Elite Masculina e Feminina estiveram presentes na mais importante competição do ano até aqui, e voltaram com 5 medalhas na bagagem.
Contando com a participação de tradicionais forças do nosso continente, como México, Porto Rico, Equador e Estados Unidos, a Copa Independência contou também com a presença de 4 equipes dominicanas. E foram justamente os anfitriões que levaram vantagem contra os brasileiros, vencendo 7 confrontos diretos contra o Brasil. Apesar de raramente eliminarem brasileiros em território neutro, aparentemente os dominicanos são mais fortes ao lutarem em casa, como sugerem os resultados obtidos neste campeonato realizado na cidade de Santiago de los Caballeros.
Participando com 8 atletas no masculino, o Brasil foi eliminado com Patrick Lourenço (49Kg), Roberto Custódio (69Kg), Lucas Martins (75Kg), Juan Nogueira (91Kg) e Cosme Nascimento (+91Kg) logo nas primeiras lutas. Julião Neto, após vencer José Rivera,a de Porto Rico no seu primeiro combate, perdeu para Victor Casilla (DOM) por 2 a 1 e foi eliminado.
Everton Lopes, que disputou a competição na categoria 69Kg, venceu por TKO o haitiano Alexander Pierres no primeiro round e, na sequencia, eliminou Dereck Cuevas (PUE) por 3 a 0. Na semi-final, Everton enfrentou o dominicano Joan Santos, e foi derrotado por 2 a 1. Assim, Everton teve que se conter com a medalha de bronze no torneio.
Outro que volta para o Brasil com o bronze é Michel Borges. O atleta que atualmente disputa a WSB pela equipe norte-americana do US Knockouts realizou dois combates e, ao vencer o mexicano Juan Villegas por 3 a 0, se classificou para a semi-final, onde acabou derrotado pelo equatoriano Carlos Gongora.
Já entre as mulheres, o desempenho brasileiro foi um tanto melhor. Luani Silva encarou a experiente Kiria Tapia (PUE) e foi eliminada na categoria 60 Kg, porém Aline Santana, disputando a mesma categoria de peso, venceu dois combates duros antes de perder somente na final para a atleta olímpica Quanitta Underwood, dos Estados Unidos. Medalha de prata para Aline!
Outra que também chegou à final foi Clélia Costa, da categoria 51Kg. Clélia venceu Mandred Cruz (DOM) e Nava Gidinez ambas por 3 a 0, perdendo somente na final para a mexicana Zulen Uchoa. Com duas pratas no feminino garantidas, a quinta medalha brasileira na Copa Independência veio com Flavia Figueiredo, que ao vencer prata-da-casa Yomari Borge, consegui um lugar na semi-final do 75Kg e, mesmo com a derrota para a panamenha Atheyna Bylon, conseguiu retornar com o bronze.