Curso de árbitro da AIBA realizado em Sergipe

1-48

Paralelo ao Campeonato Brasileiro de Boxe, foi realizado na cidade de Aracajú o primeiro Curso da AIBA para Árbitros e Juízes 1-Star, desde a mudança das regras que revolucionaram o Boxe Olímpico no mundo. A CBBoxe foi pioneira e deu a oportunidade à novos e experientes árbitros brasileiros de aprenderem as novas regras e se qualificarem internacionalmente.

Desde que a AIBA, entidade que rege a nossa modalidade esportiva em todo o mundo, modificou drasticamente as regras do Boxe para dinamizar o esporte ainda mais, a Confederação Brasileira de Boxe tem buscado se adaptar rapidamente às mudanças. Encima do ringue, os lutadores brasileiros já demonstraram uma maior rapidez em compreender o novo sistema de pontuação e, ao contrário do que muitos poderiam pensar, o Brasil sagrou-se campeão continental por equipes pela primeira vez na sua história. E foi com esta mesma mentalidade de "sair na frente" que a CBBoxe resolveu aproveitar o maior campeonato do País, para trazer para Sergipe o curso de A&J 1-Star.

Para isso, a AIBA enviou os instrutores Fernando Servide, da Argentina, e Daniel McFarlane, da Inglaterra para ministrarem o curso e avaliar os nossos árbitros e juízes.

Foram quatros dias de avaliações teóricas e práticas, considerando as qualidades dos "alunos" encima do ringue como árbitros, assim como sentados ao redor do quadrilátero como juízes. No final, muita satisfação por parte dos avaliadores nos leva a crer que a maioria dos 13 árbitros que participaram do curso devem ter atingido a pontuação mínima de 75% de aproveitamento nas avaliações. Contudo, as avaliações foram encaminhadas à AIBA e, somente após maior análise, sairão os resultados finais com o nome dos aprovados.

Participaram árbitros de 8 estados brasileiros, com o intuito de garantir que as novas regras e conceitos da AIBA não se limitassem à uma ou outra região específica do País. E, independente do resultado das avaliações, todos os participantes tem o comprometimento de seguir estudando e, em especial, passar a diante as informações adquiridas no curso realizado em Aracajú.

A CBBoxe agradece os instrutores que vieram ao nosso país ajudar no desenvolvimento do nosso esporte por aqui, e espera realiza mais e mais cursos e workshops no Brasil.