Nesta quarta-feira (30) dois jovens pugilistas subiram ao ringue no Campeonato Mundial Juvenil. Na primeira competição da categoria gerenciada pela World Boxing, Gabriel Dias, na categoria 70kg, teve alto volume de golpes e se garantiu na final da competição. Por outro lado, Letícia Eleutério, nos 54kg, não conseguiu superar envergadura de inglesa e terminou com medalha de bronze.
Gabriel Dias entrou em ação na segunda metade da programação para buscar uma vaga na decisão dos 70kg. O brasileiro encarou o australiano Diyanshu Redhu. Gabriel começou combate com sequências de golpes, que atingiram o adversário em cheio. Desse modo, conseguiu que a árbitra abrisse contagem duas vezes já no primeiro round. Mesmo assim, com luta em andamento, o brasileiro venceu primeira parcial na opinião de todos os juízes, com dois deles dando placar de 10 a 8 para Gabriel. Em seguida, no segundo round, ainda mais ativo, o brasileiro conseguiu bons jabs, forçando mais uma abertura de contagem e em seguida obrigando árbitra a encerrar luta para preservar Redhu. Assim, Gabriel Dias se garantiu na final dos 70kg.
Letícia fica com bronze
Letícia Eleutério encarou a inglesa Caitlyn Wise nos 54kg na primeira parte da programação. A brasileira foi bastante ativa, mas não conseguiu superar a diferença de envergadura. Assim, teve dificuldade de encaixar os golpes e sentiu após contagem no segundo assalto. Desse modo, Letícia acabou com revés de 4 a 1, mas encerra campanha no Mundial Juvenil com medalha de bronze.
Após as semifinais, Brasil tem no Campeonato Mundial Juvenil 2024 um bronze e mais uma medalha, que pode ser uma prata ou ouro com Gabriel Dias. A última vez que o país subiu ao pódio na base foi em 2022, com Ricardo Cândido, que ficou na terceira posição na categoria 80kg. Ele ainda foi medalhista nos Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos, ambos na categoria de base.
FINAL:
70kg – Gabriel Dias (BRA) x John-Joe Carrigan (ING): 17h45 (horário de Brasília)
Transmissão: YouTube World Boxing