As duas sessões do dia de hoje foram carregadas de emoções… grandes e diversas. Vitórias e derrotas dividiram os resultados dos brasileiros nesta segunda-feira que, de uma maneira ou outra, entrou na história do Boxe do País.
O Campeonato Mundial de Boxe Elite, da AIBA, é o maior e mais competitivo torneio de Boxe do planeta e, naturalmente, todos sabem que não existem lutas fáceis por aqui. Nesta edição, sendo disputada na cidade de Almaty, no Cazaquistão, oito brasileiros vieram representar a nação de olho em uma medalha. Hoje, cinco deles estiveram em competição.
O primeiro deles foi Patrick Lourenço (à direita na foto), que enfrentou Gan-Erdene Gankhuyag, da Mongólia. Numa luta muito disputada, o carioquinha da categoria 49 Kg foi ligeiramente melhor que o seu adversário e, unanimemente, foi decretado vitorioso no combate, vencendo os três rounds. Agora, Patrick está à um triunfo de uma inédita medalha brasileira neste peso.
Logo na sequencia, Robenilson de Jesus encarou Seicuk Eker, da Turquia. Com a mesma proposta de luta apresentada por Patrick na luta que o antecedeu, Robenilson tratou de não ser golpeado, se movimentando muito e usando a sua já conhecida esquiva. Contra-golpeando forte e encaixando combinações pontuais, os brasileiros presentes quase não tinham dúvidas quanto ao vencedor do combate, crédulos que o brasileiro tinha "levado" essa. Os juízes, contudo, tiveram opiniões diferentes e, por decisão dividida, Robenilson foi eliminado do torneio com esta derrota.
Pouco depois, foi a vez de Esquiva Falcão subir no ringue, contra o russo Artem Chebotarev. Esquiva, que havia sofrido um corte no supercílio relativamente grande na primeira luta há dois dias, entrou forte e confiante no combate, vencendo o primeiro round na opinião do publico e dos próprios juízes. No segundo round, porém, a feria ostentada acima do olho direito do brasileiro se abriu e, na tentativa de se proteger, Esquiva mudou um pouco a sua estratégia de luta, trocando a guarda e mantendo-se mais fechado, mesmo na distância. Após o segundo round muito pareio, ambos chegaram ao terceiro round sabendo que o resultado ainda estava em aberto. Mas, com todo o esforço do russo, o corte no rosto de Esquiva se abriu de vez e, definitivamente, o terceiro round ficou com Chebotarev. No final, os juízes decidiram pela vitória do russo, e mais um brasileiro foi eliminado no detalhe.
Quem abriu a segunda sessão do dia foi Everton Lopes (à esquerda na foto). Atual campeão mundial, na sua segunda luta rumo à defesa do título, Everton encarou Artem Harutynuyan, da Alemanha. O alemão já havia sentido os duros golpes do brasileiro em sessões de sparrings realizadas em Colônia, onde ambas as delegações se prepararam para o Mundial. Mas, aparentemente, estes treinamentos serviram muito bem como forma de estudo para o alemão, já que a sua estratégia de combate foi alterada especialmente para encarar o campeão. Mesmo surpreendendo Everton com tal mudança, Artem seguiu com dificuldades de encaixar golpes nítidos no baiano, e não lutou o suficiente para impressionar os juízes. Com esta vitória, Everton segue para as quartas-de-finais, onde luta valendo a medalha de bronze na quarta-feira.
Quem fechou a noitada de boxe para o Brasil foi o peso-pesado Juan Nogueira. O seu adversário foi o altíssimo russo Evgeny Tishchenko, que já iniciou o duelo soltando o famosos jabs que mantém os adversários mais baixos na distância adequada para ele. De qualquer maneira, não demorou para Juan encontrar o seu espaço e quebrar o sistema defensivo do russo, combinando golpes na cintura com diretos direcionados à furar a guarda de Evgeny. Os contra-golpes do russo também surtiram efeito e, definitivamente, o único assalto com claro vencedor terminou sendo o último, quando o brasileiro chegou a encaixar 3 ou 4 seqüências de golpes no round. Assim, dependia-se das avaliações dos juízes quanto aos dois primeiros round e, infelizmente, foram ambos vencidos pelo europeu. Mais uma vez, pequenos detalhes fizeram a diferença contra o Brasil.
No momento, restam 3 boxeadores do Brasil ainda na disputa. Patrick e Everton, que venceram hoje e lutam depois de amanhã, e Robson Conceição que faz a sua luta de oitavas-de-final amanhã.