Dois brasileiros conquistaram a chance de lutar pela medalha de Ouro no 35º Tammer Tournament, realizado na Finlândia. Robenilson de Jesus e Éverton Lopes serão os nossos representantes nas finais deste tradicional torneio europeu que reúne grandes boxeadores olímpicos.
Robenilson de Jesus teve um duro desafio contra o russo Gabil Mamedov. Numa luta muito disputada, o brasileiro acabou levando a melhor e venceu por 2:1. Éverton Lopes (foto) teve que enfrentar o atleta da casa, Amin Nuri. Apesar da torcida finlandesa apoiar Nuri durante o combate, prevaleceu a técnica apurada de Éverton, que venceu por 3:0. Roberto Custódio não superou o finlandês Antti Hietala. Mesmo com o resultado, Roberto ficou com a medalha de Bronze.
Com estes resultados, as finais de domingo terão dois brasileiros. Na final da categoria leve (60kg), Robenilson vai lutar contra Mark McKeown, da Escócia. Já na final da categoria meio médio ligeiro (64kg), Éverton Lopes vai lutar contra Nyéki de Georgia, da Hungria. São duas chances de subir no lugar mais alto do pódio em uma das mais tradicionais competições internacionais da Europa.
Ao todo, 81 atletas de 17 países estão frente a frente em um incrível confronto de diferentes estilos de luta. São combates de alto nível com a presença dos seguintes países: Brasil, Escócia, País de Gales, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Tailândia, Uganda, Turquia, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Finlândia, Israel, Estônia e Suécia.
A delegação brasileira é a seguinte:
Atletas:
56kg Robenilson de Jesus
64kg Éverton Lopes
69kg Roberto Queiroz
75kg Myke Carvalho
81kg Michel Borges
91kg Juan Nogueiras
Equipe Técnica:
Juraci Oliveira – técnico
Gilvã Bispo – auxiliar técnico
Julio Salomão – árbitro/juiz