Entre os cinco atletas classificados do boxe masculino do Brasil, está Wanderley Pereira, o Holyfield, da categoria até 80kg, campeão nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. Aos 22 anos, o pugilista vai fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Wanderley nasceu em Conceição de Almeida, na Bahia, no dia 02 de maio de 2001, é o caçula da Equipe Olímpica. O seu primeiro contato com o esporte foi por volta de 2016, por meio de um projeto social da cidade em que morava: “eu fazia escoteiro que era no mesmo lugar do boxe e sempre ficava vendo treino deles depois de terminar minhas coisas. Mas minha mãe não me deixava praticar, já não tinha um histórico muito bom. Eu era meio brigão! Mas assim que comecei a praticar de verdade, as brigas diminuíram. Me trouxe mais disciplina”, comentou o pugilista.
Assim como Holyfield, Keno Marley também é natural de Conceição de Almeida, “a gente se conheceu no escoteiro, ele começou a praticar o boxe primeiro. Mas, a gente não tinha tanta proximidade lá, mas aqui temos!”, lembrou o Wanderley.
Antes de chegar na Seleção em 2021, o boxeador baiano passou pela academia Oásis Boxe com Marcos Silva. Depois foi para São Carlos em 2017 e treinou com o Valderei Sales. No ano de 2019 foi para a Coliseu Boxe treinar com Jeferson Acássio e Adailton Santos, que hoje faz parte da equipe técnica da Confederação Brasileira de Boxe.
“Foi um amigo meu que inventou esse apelido, ele dizia que eu parecia muito com o Holyfield da Bahia, fazia sombra em qualquer lugar, me empolgava muito treinando”, comentou o atleta.
Wanderley também contou que passou a se ver como pugilista depois do Rio 2016, que se empolgou vendo os atletas nos ringues. Sete anos depois, conseguiu conquistar a vaga Olímpica: “É uma parte da realização de um sonho, porque realizar mesmo é ter a medalha e o que vem depois. Mas é um motivo de felicidade e orgulho para todos que estão à minha volta”.
O boxeador também relembrou que saiu de casa aos 16 anos, e sua trajetória não foi fácil: “tive que ir passando por obstáculos pra ir atrás do meu sonho, a vida de um lutador é isso”
Wanderley não deixou de destacar as mudanças que ocorreram na sua vida após começar a fazer parte da Equipe Olímpica “financeiramente mudou bastante, e passei ser um atleta de alto rendimento, aqui a gente sabe que podemos ir atrás de algo e conseguir. Além de toda a estrutura com alimentação, fisio, médica e psicóloga. E também a amizade que construímos aqui a cada dia, vão se tornando uma família”, comentou Holyfield.
Desde que chegou na Seleção, durante todo o ciclo olímpico, o baiano soma 49 lutas e 21 vitórias. Suas principais conquistas foram o ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022, a prata no Campeonato Mundial e o vice-campeonato no Pan-Americano de Santiago-2023.
Ficha Técnica
Nome completo: Wanderley de Souza Pereira
Nome (de guerra/apelido): Wanderley Pereira/Holyfield
Categoria: 80kg
Idade: 23 anos (02/05/2001)
Naturalidade: Conceição Do Almeida/BA
Altura: 1,80m
Integra Equipe Olímpica Permanente desde: 2021
Cartel de lutas: 49 lutas/ 41 vitórias
Academia formadora: 2016 na academia Oásis Boxe com Marcos Silva, foi pra São Carlos em 2017 treinou Valderei Sales com treinador Valderei Sales. Depois em 2019 foi pra Coliseu Boxe treinar com Jeferson Acássio/Adailton Santos (dal) até convocação pra EOP em 2021
Instagram: @wanderleyholyfield
Principais conquistas: Para no Campeonato Mundial 2023 (75kg), prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, Ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022