Nesta quinta-feira (21), seguiram as lutas da primeira Edição do Campeonato Brasileiro Elite Open no Ginásio Poliesportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, em São Paulo. Estiveram em ação atletas de três categorias masculinas, com destaque para o peso 71kg.
Após Michael Trindade nocautear no segundo dia nos 57kg, Jonatas de Jesus, da categoria 71kg, também levou adversário a lona. Ele, que foi vice-campeão brasileiro em 2023 no peso 63,5kg, aplicou um nocaute contra o paraense Rafael Carneiro. Antes, ele já havia forçado abertura de contagem por duas oportunidades e conseguiu “seguir a estreatégia do corner, consegui vir no segundo round preparado para a entrada dele. Então consegui pegar ele nesse ataque e seguimos no campeonato, com foco em ser campeão”, contou o atleta de Espírito Santo.
Cabelinho vence estreia no Elite Open
Outra luta emocionante foi o de Thauan da Silva, o Cabelinho, contra Felipe Rocha. Com luta disputada e muita torcida no Ginásio Pelezão, os atletas tiveram muitos jabs e sequências de golpes. Desse modo, nenhum assalto foi unânime. Thauan levou a melhor nos dois primeiros rounds, mas na opinião de três juízes. No último assalto, com placar empatado, Felipe foi melhor e acertou mais tentativas, mas não foi o suficiente para levar por unanimidade. Assim, Thauan da Silva, bicampeão brasileiro juvenil e que estava lesionado para competir no Brasileiro Elite de Brasília, venceu sua primeira luta no Open de São Paulo. “O foco é chegar bem no Elite. Graças a Deus fui campeão no juvenil, mas agora a história muda no elite. Então vamos que vamos para conquistar mais um título”, declarou confiante. Cabelinho enfrenta Jonatas de Jesus na luta pela medalha nos 71kg.
Mais destaques
Na categoria 80kg, a força foi soberana no Brasileiro Elite Open, com direita um nocaute. Em poucos segundos, Rafael Bombonatti entrou com golpe forte no rosto de Mikael de Souza e a árbitra Marcela Souza encerrou a luta imediatamente. “Eu sonhei com esse momento, onde mesmo antes da luta. Joguei um jab embaixo e um cruzado por cima. E pegou! Graças a Deus, estou muito feliz. Só queria agradecer a quem acreditou em mim, meus treinadores por estarem comigo, depois de seis anos voltando”, comentou o atleta.
Antes de Rafael, outra luta acabou antes dos três rounds. Thaynó Ferreira, do Rio Grande do Sul, conseguiu ter bom volume nos golpes e fez Luiz Dias, do espírito Santo, cair no ringue. Assim, a abertura de contagem foi feita e a luta encerrada no primeiro assalto. Felipe Ignácio, da Equipe Olímpica Permanente, também venceu por RSC. Ele enfrentou o conterrâneo Cristiano Oliveira, venceu primeiro round por unanimidade e no segundo assalto foi declarado vencedor pela árbitra Larissa Froz.
Confira os resultados das lutas:
51kg
Leandro de Medeiros (RJ) x Tauã Albuquerque (SP): 0-5
71kg
Cristiano Pereira (PR) x Lucas de Souza (MG): 4-1
Lucas Kraemer (PE) x Eduardo Martins (SP): 0-5
Yuri Falcão (SP) x Matheus da Silva (RJ): Vitória de SP por RSC no R1
Felix dos Santos (MT) x Choi Ki Suk (PR): 5-0
Rafael Carneiro (PA) x Jonatas Pires (ES): Vitória por KO no R2
Felipe Rocha (RJ) x Thauan da Silva (SP): 2-3
Kaian Reis (BA) x Rafael de Castro (MG): Vitória de BA por RSC no R2
80kg
Richards Filho (RR) x Lucas Diniz (RJ): 0-5
Luiz Dias (ES) x Thaynó Ferreira (RS): Vitória de RS por RSC no R1
Mikael de Souza (SP) x Rafael Bombonatti (SP): Vitória de SP por KO no R1
Leonardo Almeida (BA) x Kauê Bellini (SP): 0-5
Alan Elias (MG) x Lucas Izidorio (SP): 4-1
Cristiano Oliveira (SP) x Felipe Ignácio (SP): Vitória de SP por RSC no R2
Lailson de Jesus (PR) x Gabriel de Oliveira (PE): 5-0