O Brasil garantiu suas duas primeiras medalhas no Mundial Juvenil de Boxe, disputado em Pueblo, Colorado, nos Estados Unidos. Letícia Eleutério (54kg) e Gabriel Dias (70kg) venceram suas lutas por unanimidade, nesta segunda-feira (28), e avançaram para a semifinal em suas respectivas categorias, assegurando um lugar no pódio. O país ainda pode garantir outras duas medalhas na competição.
A primeira a entrar em ação no dia foi Letícia Eleutério, que passou pela japonesa Shiori Yotsumoto em sua estreia na categoria até 54kg. A brasileira foi intensa nos dois primeiros rounds e conseguiu a vitória na visão de quatro árbitros em ambas as parciais. Ela lutou solta no último round e foi ainda mais dominante, confirmando o triunfo no combate por decisão unânime. Sua adversária na semifinal será a inglesa Caitlyn Wise, em duelo que acontecerá na quarta-feira (30).
Em seguida, foi a vez de Gabriel Dias entrar em ação na categoria até 70kg. Dois dias depois de vencer sua estreia, ele superou o sul-coreano Park Gyubin após um combate dominante para garantir uma medalha. O brasileiro conectou mais golpes ao longo de toda a luta e nem sequer a perda de um ponto por conta de uma punição no segundo round impediram seu triunfo por decisão unânime. Garantido na semi, ele voltará a lutar na quarta, contra o australiano Diyanshu Redhu
Não há disputa de terceiro lugar no boxe e, por isso, quem chega na semifinal assegura uma medalha. Além de Letícia e Gabriel, outros dois brasileiros podem garantir um lugar no pódio do Mundial Juvenil, que é a primeira competição da categoria organizada pela World Boxing. Samuel Rosa dos Santos (65kg) enfrentará o australiano Cooper McConnell, enquanto Ruan Santos Santana (60kg) duelará contra o ucraniano Vidadl Zeiniiev, pelas quartas de final, nesta terça-feira (29).
Lutas dos brasileiros no Mundial Juvenil de Boxe nesta terça-feira (29):
18h15 – Ruan Santana x Vidadl Zeiniiev (UKR) – 60kg – Ringue B
20h15 – Samuel Rosa x Cooper McConnell (AUS) – 65kg – Ringue A