Após mais um ano de muita dedicação e grandes vitórias, a Confederação Brasileira de Boxe deseja aos seus parceiros e a toda a comunidade do Boxe brasileiro um Feliz Natal e um 2015 cheio de alegrias e vitórias.
Além das alegrias que os atletas das Seleções Masculina e Feminina de Boxe Olímpico trouxeram aos amantes da nobre arte através de grandes vitórias, os resultados de 2014 consolidam a nova era vitoriosa do Boxe Olímpico do Brasil que já tem seu espaço garantido no cenário das grandes equipes do Boxe Olímpico Mundial.
Em março tivemos nada menos que todos os representantes brasileiros nos Jogos Sul-Americanos de 2014 classificados para as semifinais da competição. Foram seis medalhas de Ouro, uma de Prata e quatro de Bronze.
No Festival Olímpico Pan-Americano foram duas de Ouro, uma de Prata e quatro medalhas de Bronze conquistadas por nossos atletas. Dos 14 países participantes, o Brasil ficou na terceira posição do quadro geral de medalhas.
Único representante sul-americano no tradicional torneio Leszek Drogz Memorial, realizado na Polônia, o Boxe do Brasil mostrou que não se intimida mais com os melhores da Europa e retornou para o Brasil com duas medalhas de Ouro e uma de Bronze. Vale lembrar que enviamos apenas quatro representantes nesta competição que reuniu mais de 90 atletas.
Resultado parecido veio de outra competição disputadíssima, que aconteceu na Rússia. Voltamos do Magomed-Salam Umakhanov Memorial com uma medalha de Ouro e duas de Bronze na bagagem. É o Boxe Olímpico do Brasil se destacando em meio à tradicional escola europeia de Boxe.
Também retornamos do tradicionalíssimo Tammer Tournament, realizado há mais de trinta anos na Finlândia. Para não perder o costume, conquistamos duas medalhas de Ouro e uma de Bronze.
Pela AIBA Pro Boxing, liga de Boxe profissional da AIBA, seguimos com dois atletas que têm chances reais de disputar o cinturão de suas categorias em janeiro de 2015. São eles: Robenilson de Jesus, que de convidado de última hora passou a ser um dos favoritos ao título, e Robson Conceição, que também tem chances de lutar pelo cinturão.
Por falar em Robson Conceição, basta conferir o ranking mundial da AIBA da categoria leve (60kg) para saber que, atualmente, ele é o primeiro colocado, ou seja, é o melhor do mundo em sua categoria.
O Boxe Feminino do Brasil teve um ano de 2014 especial, digno dos mais sinceros parabéns. No Campeonato Continental de Boxe Olímpico Feminino realizado no México, das oito atletas que representaram as cores da nossa bandeira, sete delas subiram no pódio. Foram dois Ouros, duas de Prata e três medalhas de Bronze que deixaram o Brasil na quarta posição por equipes.
E para brindar o vitorioso ano de 2014, a nossa Clélia Costa fez uma belíssima campanha no Campeonato Mundial de Boxe Olímpico Feminino e conquistou uma medalha de Bronze na mais disputada competição de Boxe feminino de 2014.
Foram diversas as competições nacionais supervisionadas pela CBBoxe na busca pelo aperfeiçoamento constante de nossa modalidade.
Os resultados são fruto do trabalho sério realizado por toda a equipe da CBBoxe, que se orgulha das grandiosas vitórias dos atletas brasileiros. Sem jamais esquecer os ideais olímpicos, seguiremos em frente nos preparando para trazer muitas alegrias ao povo brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros e, em especial, ao Comitê Olímpico Brasileiro, ao Ministério do Esporte, e à Petrobrás – Patrocinadora Oficial do Boxe Brasileiro.