A primeira vitória do Boxe do Brasil no Rio 2016 veio de forma arrasadora. Juan Nogueira, o primeiro boxeador da categoria pesado (91kg) a representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos, fez uma grandiosa luta contra o australiano Jason Whateley. Juan dominou os três rounds e venceu por decisão unânime (3:0).
O brasileiro iniciou a luta surpreendendo o atleta da Austrália com um belíssimo direto de direita, que o atingiu com precisão. Com uma excelente movimentação e desferindo um grande volume de golpes, Juan impôs o seu ritmo e dominou a luta. O australiano chegou a sentir a potência dos golpes de Juan no segundo round levantando a torcida brasileira presente no pavilhão 6 do Rio Centro.
Com esta vitória, Juan subirá novamente no ringue na próxima segunda-feira, para enfrentar o atual campeão mundial e primeiro do ranking dos pesados, o russo Evgeny Tishchenko. O combate, válido pelas oitavas de finais, está programado para acontecer às 13h.
Michel Borges (81kg) foi protagonista da primeira vitória sobre um dos três atletas profissionais que estão participando desta edição dos Jogos Olímpicos, pela primeira vez na história da modalidade. Na verdade, o experiente camaronês Njikam Ndam, que tem um cartel profissional de 34 vitórias e apenas duas derrotas, recebeu uma aula de Boxe do nosso Michel.
O camaronês, que já disputou por duas vezes o título mundial de Boxe profissional, simplesmente não “achou” Michel em cima do ringue. Com uma movimentação excelente e sendo empurrado pela torcida brasileira, Michel controlou bem a distância e não permitiu que o atleta profissional tivesse êxito em suas investidas. O brasileiro dominou por completo o combate e venceu por decisão unânime: 3:0.
Michel vai lutar na próxima quarta-feira contra o croata Hrvoje Sep, às 13h15. A luta é válida pelas oitavas de finais.
Infelizmente, Patrick Lourenço (49kg) não superou o colombiano Yurbenjen Martinez e encerrou a sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O colombiano fez uma grande luta e acabou superando o brasileiro por 3:0.
Terça-Feira
O Boxe do Brasil subirá novamente no ringue na terça-feira. Às 11h45, Robson Conceição (60kg), que ficou de bye na primeira rodada, fará a sua estreia contra Anvar Yusunov, do Tajikistão.
Quarta-feira
O peso galo (56kg) Robenilson de Jesus lutará contra Fahem Hammachi, da Argélia, às 18h. Se vencer, ele pega o norte-americano Shakur Stevenson, que ficou de bye na primeira rodada.
Quinta-feira
Joedison de Jesus (64kg) terá a sua primeira oportunidade de vencer nos Jogos Olímpicos contra o atleta Abdelkader Chadi, da Argélia. Sua luta acontecerá às 12h15. Vencendo, a sua segunda luta será contra o vencedor do combate entre Camarões e Turquia.
Sexta-feira
O Boxe Feminino do Brasil fará a sua estreia na sexta-feira, com Adriana Araújo (60kg). Ela vai lutar contra a finlandesa Mira Potkonen, às 11h30. Se vencer, ela terá pela frente Katie Taylor, da Irlanda. Taylor ficou de bye na primeira rodada.
Sábado (13 de agosto)
Julião Neto (52kg) fará a sua estreia somente no sábado conta o norte-americano Antonio Vargas, às 11h30 da manhã. Se passar para a fase seguinte, poderá lutar nas oitavas de finais contra o vencedor da luta entre os atletas do Uzbequistão e Irlanda.
Domingo (14 de agosto)
Andreia Bandeira (75kg) será a última boxeadora brasileira a estrear nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela vai encarar a panamenha Atheyna Bylon, às 17h. Se vencer, encara a chinesa Jiawei Zhang, que ficou de bye.
Foto: AIBA – Reprodução Facebook