As homenagens à Luciano do Valle no dia de hoje foram muitas e, sem sombra de dúvida, devidamente merecidas. O jornalismo como um todo há de ser grato pelo trabalho prestado por um dos seus mais ilustres profissionais. Sua ética de trabalho, sua dedicação ao ofício, o amor à bandeira brasileira e, acima de tudo a sua paixão pelo esporte é, e sempre será, um exemplo para qualquer um que se aventure por esses mares.
O esporte brasileiro, como não poderia ser diferente, tratou de homenagear aquele que o homenageou por tantos anos. O vôlei, o futebol, o basquete… tantas foram as esferas do esporte que gozaram do apoio de Luciano do Valle. Todos eles não pouparam palavras para exaltar o grande homem que foi, e suas inúmeras façanhas na busca de dar mais apoio a cada uma dessas modalidades. Porém, nós acreditamos que existe uma modalidade específica que deve um algo a mais à Luciano do Valle.
Veja bem, o Boxe é um esporte singular. Suas tradições, suas dificuldades, seu dia-a-dia são absolutamente peculiares. São muito poucos aqueles que se aventuram a desbravar a nossa modalidade. São pouquíssimos os que procuram entender o "mundo" do Boxe. E, os que conseguem, efetivamente, se apaixonam. Luciano do Valle foi um desses. Ele foi um apaixonado pelo esporte que nós, da restrita comunidade pugilística, amamos.
Só que, ao contrário do que os mais novos podem pensar, Luciano não restringiu a sua paixão pela modalidade em somente admirá-la. Durante anos e anos, Luciano foi a voz do Boxe brasileiro. E muito mais…
Luciano do Valle buscou organizar espetáculos de Boxe, conseguiu patrocínios para o esporte, deu visibilidade à modalidade e, acima de tudo, deu dignidade àqueles que vivem do Boxe, olímpico ou profissional.
Hoje, o Boxe brasileiro alcançou uma nova esfera no cenário internacional. Sobretudo no Boxe olímpico. Mas, por anos, o Boxe nacional contava com o apoio de Luciano para sobreviver. E, é claro, que já passaram incontáveis lutadores, espectadores e dirigentes. Mas o reconhecimento há de ser eterno. O Boxe Brasileiro deve não somente homenagear Luciano do Valle, mas ele deve agradecer muito. Agradecer pelo trabalho, pelo apoio e, sobretudo, pelo carinho que este homem deu ao nosso esporte.
A Confederação Brasileira de Boxe agradece Luciano por tudo. E está junto com sua família neste momento de tristeza. Obrigado, velho amigo!