Iniciou nesta última segunda-feira (06) a quinta etapa do Projeto Nebar da Base II que visa o desenvolvimento da base. O encerramento aconteceu no domingo (12), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), em São Paulo (SP). O estágio reúne atletas do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo cadetes e juvenis e três treinadores, em sete dias de treinamentos e trocas de experiências com a Equipe Olímpica Permanente.
“A maioria dos atletas já vem participando desse projeto desde a primeira edição. Eles competem nos seus estados e depois vem pra cá junto com os técnicos. Assim, conseguimos visualizar uma evolução, tanto na preparação técnica, prática, psicológica e física. Com isso, vamos tendo cada vez mais atletas passando pela base e chegando à equipe olímpica futuramente.” disse Didio, treinador da Seleção Olímpica.
O Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento (NEBAR) tem o apoio do Ministério do Esporte. Esse é um projeto que busca desenvolver jovens atletas e treinadores. O objetivo é que os atletas melhorem os seus desempenhos esportivos. Em 2023, foram realizadas três etapas do Nebar, neste ano de 2024, essa já é a segunda edição que acontece no Centro de Treinamento em São Paulo.
“Essa é uma oportunidade da gente acompanhar atletas jovens na faixa etária de 15 a 19 anos para encontrar atletas com o nível físico, tático e técnico poderem ser chamados para a seleção olímpica adulta mais cedo. O objetivo é captar novos talentos mais rápido. Atualmente que participaram do primeiro Nebar e já estão na equipe são: Deyziane, Samuel e Tauan.” comentou Mateus, técnico da Seleção Olímpica.
Além de descobrir novos atletas, a Confederação também também tem como objetivo trocar conhecimento e avaliar as equipes técnicas de outros estados.
“A Base do Nebar é uma coisa inédita no país. É muito gratificante! Fico feliz pelos meus atletas que estão aqui e também pela minha participação. É muito prazeroso poder participar e aumentar cada vez mais a minha vontade de trabalhar com atletas de projetos sociais, isso potencializa a caminhada deles para os campeonatos futuros. Além disso, a gente como treinador aprende com mais qualidade. Aqui estamos no centro do boxe brasileiro!” disse Flávio Miranda dos Anjos, treinador do boxe da Bahia.
Para os jovens boxeadores, o Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento passou a ser essencial. Rayani Ribeiro é uma atleta da base do Rio de Janeiro e comentou sobre como o projeto ajuda na perspectiva de um futuro, chegando mais perto do que seria um treino parecido com preparação para os Jogos Olímpicos.
“É muito gratificante estar aqui, estou treinando com as melhores atletas do Brasil. O boxe feminino vem numa crescente, nós agradecemos muito a Bia Ferreira, que hoje virou referência para todas nós.” falou Rayani.