Robenilson luta pela chance de disputar o cinturão da APB

1-220

Só falta mais essa. Se Robenilson de Jesus vencer o seu combate contra o francês Khedafi Djelkhir na noite desta quinta-feira em Paris, na França, ele terá a chance de lutar pelo cinturão de Campeão Mundial de Boxe Profissional da categoria galo pela AIBA Pro-Boxing (APB), liga de Boxe Profissional da AIBA – Associação Internacional de Boxe Amador.

Esta luta aconteceria em dezembro, na Argentina, mas acabou sendo adiada para esta quinta-feira e acontecerá na casa de Khedafi. Convidado de última hora para participar da APB, Robenilson venceu o campeão mundial Sergey Vodopiyanov, da Rússia, cotado como um dos favoritos ao cinturão, em seu primeiro combate pela APB após apenas três dias de treinamento.  No que depender da motivação e talento de Robenilson, lutar contra um atleta da casa não será um problema.

“Espero fazer um bom combate contra um atleta da casa e sair com a vitória”, disse ele, horas após a pesagem que aconteceu na manhã desta quarta-feira.  Robenilson pesou 55,800 kg e o francês marcou na balança 55,900 kg. Se vencer, Robenilson poderá disputar o cinturão contra o vencedor da luta entre o chinês Jiawei Zhang e o argentino Alberto Melian. Os dois também se enfrentarão em Paris nesta quinta-feira.

Apesar de vir de derrota conta o argentino Melian, Khedafi é um adversário duro e contará com o apoio da torcida local. Robenilson venceu os seus dois desafios pela APB e está confiante para se sair vitorioso na noite desta quinta-feira. Se conquistar o cinturão, Robenilson pode se tornar o primeiro boxeador brasileiro a conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A data da disputa do cinturão ainda não foi divulgada.

Robenilson está sendo acompanhado pelos técnicos Mateus Alves e Juraci de Oliveira.

AIBA Pro Boxing

Os resultados da primeira temporada da APB servirão para a formação de um ranking internacional encabeçado pelos detentores do cinturão. A APB é a única liga profissional que permite aos boxeadores lutarem como profissionais sem perder a chance de representar o seu país como atleta olímpico.

Três rodadas definirão quem serão os finalistas que disputarão o cinturão do Título Mundial de Boxe Profissional pela AIBA Pro Boxing.

Oito atletas de cada categoria foram divididos em duas chaves de quatro atletas que lutarão entre si. Os boxeadores que obtiverem o melhor desempenho disputarão o Cinturão e, com ele, uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em 2015 os amantes da nobre arte poderão prestigiar a esperada disputa pelo cinturão do Título Mundial. As lutas preliminares terão seis rounds. As finais vão durar oito rounds.

Mais informações no site da AIBA Pro Boxing.