Robson vence ucraniano e também avança para para as quartas

1-58

Após uma segunda-feira recheada de lutas envolvendo brasileiros, o segundo dia de oitavas-de-finais do Campeonato Mundial de Boxe Elite teve somente Robson Conceição como representante do nosso país.

Robson, atual campeão continental pan-americano, encarou o ucraniano Dmytro Cherniak, proveniente de uma das escolas mais tradicionais e famosas do boxe mundial que, sem dúvida, vive o seu melhor momento. No Mundial passado, realizado em Baku, capital do Azerbaijão, Robson foi eliminado por um compatriota de Dmytro, o lendário Lomachenko, dono de um cartel surreal de quase 400 vitórias e apenas uma derrota na sua carreira "amadora", e que disputará um título mundial na sua segunda luta profissional. Na oportunidade, a vitória foi dada ao brasileiro mas, após protesto e pedido de revisão dos ucranianos, o resultado foi invertido por suposta falta cometida por Robson não assinalada pelo árbitro.

De qualquer forma, o soteropolitano estava determinado em "vingar" a sua eliminação no tapetão dois anos atrás. E o combate começou com ambos buscando o ataque. Porém, antes do final do primeiro round, já estava claro quem era o boxeador mais técnico dos dois, com o brasileiro encaixando golpes limpos e precisos, enquanto Dmytro usava o maior volume de golpes como estratégia. Após um segundo round mais equilibrado, era muito importante que Robson demonstrasse a sua superioridade física também, não dando oportunidade para que os juízes se inclinassem em favor da voluntariosidade do ucraniano.

Foi com um forte, preciso e movimentado boxe da parte de Robson que o combate foi definido para os juízes e, sem grandes sustos, o brasileiro foi decretado vencedor de forma unânime. Em entrevista após o combate, Robson exaltou o trabalho realizado pela equipe técnica e o forte treinamento antes do Mundial, realizado na cidade alemã de Colônia. Robson completou: "Estou muito bem treinado… estou preparado para ser campeão!"

Agora, Robson Conceição se junta à Everton Lopes e Patrick Lourenço como os únicos três que segue na briga pelo ouro. Robson já volta ao ringue amanhã, assim como os outros dois. Todos os três garantem medalhas de bronze ao vencerem seus próximos combates.