Ruan Santos Santana está a uma vitória de garantir medalha no Campeonato Mundial Juvenil de Boxe. O baiano venceu sua estreia na categoria até 60kg contra o indiano Jatin Jatin por 5 a 0, na noite deste domingo (27), e avançou para as quartas de final da categoria, realizada em Pueblo, Colorado, nos Estados Unidos. Neste mesmo dia, Kelvy Alecrim perdeu para o estadunidense Emmanuel Chance e caiu nas oitavas de final da categoria até 55kg.
Ruan Santana fez uma luta consistente contra Jatin Jatin para sair com a vitória. Ele impôs um forte ritmo no começo da luta e ganhou o primeiro round por 4:1. O brasileiro chegou a entrar com um golpe que desequilibrou o indiano, o que fez com que o juiz abrisse contagem para ao adversário. Ele manteve a intensidade na parcial seguinte e também levou a melhor no round, agora por 5:0. Com a vitória encaminhada, Ruan entrou solto para o terceiro round, mas também ganhou por 4:1.
Com a vitória por unanimidade, Ruan Santana se garantiu nas quartas de final. Não há disputa de terceiro lugar no boxe e, por isso, quem cai na semifinal automaticamente fica com a medalha de bronze. Portanto, vencer a luta das quartas de final garante um lugar no pódio. Buscando sua primeira medalha mundial, Ruan enfrentará o ucraniano Vidadi Zeiniiev, que superou o italiano Gaetano Buonocore em sua estreia. O duelo ocorrerá na terça-feira (29), em horário a ser definido.
Além de Ruan, o Brasil tem outros três pugilistas nas quartas de final do Mundial Juvenil de Pueblo: Gabriel Dias (70kg), que também já venceu sua estreia, e Letícia Elueutério (54kg) e Samuel Rosa dos Santos (65kg), que ficaram de bye na primeira rodada e vão estrear de forma direta na luta pela medalha. Letícia e Gabriel lutarão nesta segunda-feira (28): ela, às 18h45, e ele, às 19h15, pelo horário de Brasília.
Quem também poderia se garantir nas quartas da competição era Kelvy Alecrim, mas ele acabou derrotado por um atleta da casa. Um dia depois de vencer sua estreia, o brasileiro acabou derrotado por Emmanuel Chance por decisão unânime. O estadunidense jogou com golpes rápidos nos dois primeiros rounds e conseguiu a vitória por 5:0. Kelvy aumentou a intensidade na última parcial, mas perdeu por 4:1 e não conseguiu a virada.
Lutas do Brasil no Mundial Juvenil de Boxe desta segunda-feira (28):
18h45: Letícia Eleutério x Shiori Yotsumoto (JPN) – 54kg – ringue A
19h15: Gabriel Dias x Gyubin Park (KOR) – categoria 70kg – Ringue B