Com seis finalistas, o Brasil se destaca novamente em outro importante torneio europeu. Dessa vez, garantimos dez medalhas no tradicional Grand Prix Usti Nade Labem, realizado na República Tcheca. Foi mais uma maratona para os nossos atletas e treinadores, com dez lutas disputadas na mesma tarde.
Beatriz Ferreira (60kg) dominou a luta contra Vendula Sedlakova, da Rep. Tcheca, vencendo por 5:0. A outra vitória do Boxe feminino veio dos punhos de Flávia Figueiredo (75kg), que superou Viktoria Kebikova, da Bielorrússia, por 4:1.
Wanderson Oliveira (63kg) venceu Artur Szachbazjan, da Rep. Tcheca, por unanimidade. Luiz Fernando (69kg) encarou Andrea Vadaz, da Hungria. O brasileiro foi melhor e venceu por 5:0.
Abner Teixeira (91kg) venceu por W.O. Erislandy Savon, de Cuba. O cubano não lutou por ter sofrido um corte no rosto na luta anterior. Por fim, Joel Silva (+91kg) venceu Hyeon Kim, da Coreia do Sul, por unanimidade.
Bronze garantido
Infelizmente Graziele de Jesus (51kg) foi superada por Natalia Rok, da Polônia, por 5:0. Jucielen Romeu (57kg) perdeu de Sandra Kruk, da Polônia, por 3:2. Carlos Rocha (57kg) perdeu por unanimidade para Samuel Kistohurry, da França.
Douglas Andrade (52kg) perdeu para o canadense Eric Basran, por 5:0, em um combate onde o adversário do brasileiro sofreu um corte no supercílio e a luta foi encerrada no segundo round.
Disputa pelo Ouro
Beatriz Ferreira (60kg) encara Sema Caliskan, da Turquia
Flávia Figueiredo (75kg) disputa o Ouro contra Nouchka Fountjin, da Holanda
Wanderson Oliveira (63kg) luta contra Thomas Blumenfeld, do Canadá
Luiz Fernando (69kg) encara Necat Ekinci, da Turquia
Abner Teixeira (91kg) enfrenta Julio Castillo, do Equador
Joel Silva (+91kg) terá pela frente Dainier Justiz, de Cuba
Com meio século de tradição, o Grand prix Usti Nade Labem reúne na República Tcheca 108 atletas de 25 países. Assista aqui as finais de sábado a partir das 13h no horário brasileiro.
Novidade
A grande novidade deste torneio é que, no Boxe masculino, são disputadas apenas as oito categorias que participarão de Tóquio 2020. São elas: 52kg; 57kg; 63kg; 69kg; 75kg; 81kg; 91kg e +91kg. Ou seja, as categorias 57kg e 63kg são novas.
Essas categorias serão utilizadas em campeonatos mundiais e pré-olímpicos (classificatórios para os Jogos) e nos próprios Jogos Olímpicos. A ideia dessa redução de dez para oito categorias no Boxe masculino, já noticiada anteriormente pela CBBoxe, surgiu para aumentar mais duas categorias para o Boxe feminino nos Jogos Olímpicos, que passaram para cinco: 51kg; 57kg (nova), 60kg; 69kg (nova); e 75kg.
Já para os campeonatos mundiais não classificatórios, Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos e, outros eventos, serão utilizadas as 10 categorias tradicionais do Boxe masculino: 49kg; 52kg; 56kg; 60kg; 64kg; 69kg; 75kg; 81kg; 91 e +91kg.