(Fotos: World Boxing e USA Boxing)
Nesta quinta-feira (28), três brasileiros subiram ao ringue no World Boxing Cup Finals em Sheffield, na Inglaterra. Tatiana Chagas, Breno de Carvalho e Jucielen Romeu venceram disputas nas categorias 54kg, 63,5kg e 57kg, respectivamente, e garantiram medalhas para o Brasil.
Após estreia em Sheffield com três pódios com Bolinha, Holyfield e Bia Soares, quem roubou a cena na primeira metade do segundo dia em Sheffield foi Breno de Carvalho, o Zebim, após vitória nos 63,5kg. O brasileiro enfrentou o alemão Denis Bril e começou com menos movimentação que o adversário. Assim, sofreu revés de 3 a 2 no primeiro assalto. Mas disposto a virar a luta, Zebim conseguiu encaixar boas sequências na parcial seguinte, de modo que ao final dos 3 minutos comemorou antes mesmo de saber o resultado. Mas de fato, os juízes viram Breno melhor no segundo round, e assim ele venceu de forma unânime. No último round, com vitória encaminhada, coube a Breno de Carvalho apenas convencer um dos juízes a seu favor. Confiante, o brasileiro acertou bons jabs no alemão e convenceu três juízes, o suficiente para lhe garantir vitória dividida de 4 a 1.
Após vitória, Breno Zebim fez sua característica dança de comemoração, chamando atenção de boa parte da torcida. “Eu fiz o que pude pra vencer o atleta, ele é muito bom, me deu aperto, mas consegui superar. Vamos para cima, nada de bronze, nada de prata, eu quero é ouro! Aqui é Brasil!”, declarou o atleta após o combate.
Tati e Juci se garantem nas semis
O Brasil começou o dia com Tatiana Chagas, nos 54kg, contra a inglesa Ivy Jane Smith. A baiana encontrou dificuldade de superar a boa defesa da adversária no primeiro round, e desse modo perdeu a parcial por 5 a 0. Precisando ser mais ativa, Tati foi mais agressiva e encaixou melhor os golpes no segundo assalto, e venceu de forma unânime. Com definição no último round, Tatiana usou da experiência para golpear a inglesa de forma mais precisa, mas com defesa também armada. Assim, com emoção até o final, Tatiana Chagas venceu de forma dividida, por 3 a 2, e garantiu medalha na etapa final da Copa do Mundo de boxe.
Por fim, Jucielen Romeu entrou no ringue nos 57kg contra a japonesa Yoshizawa Satsuki. Mais técnica, Juci conseguiu bons jabs no contra-ataque, usando a energia da oponente para golpear. Assim, venceu a primeira parcial por 5 a 0. Mais cansada, Yoshizawa fez mais segundo round mais sujo, travando a luta e impedindo que Jucielen conectasse sequência de golpes. Desse modo, a paulista conquistou apenas três dos cinco juízes. Com a vitória garantida, Juci só precisou controlar os últimos três minutos. Assim, mesmo perdendo por 3 a 2 a última parcial, Jucielen Romeu garantiu vitória dividida de 3 a 2.