Wanderson de Oliveira se despede do Pré-Olímpico da Tailândia

Wanderson de Oliveira (IBA) (3)

 

Depois de vencer duas lutas, o brasileiro Wanderson de Oliveira perdeu para o polonês Damian Durkacz por decisão dividida, na manhã desta quarta-feira (29), e encerrou sua participação na categoria até 71kg do Pré-Olímpico Final de boxe, disputado em Bangkok, na Tailândia. Viviane Pereira (75kg) segue representando do país na competição e está a duas vitórias da vaga olímpica.

Shuga, como é conhecido, fez uma luta parelha contra Durkacz, mas acabou sendo derrotado. O polonês levou vantagem no primeiro round na visão dos cinco árbitros e ganhou por unanimidade. Na segunda parcial, o brasileiro conseguiu convencer somente dois juízes e a vitória do polonês se encaminhou. Wanderson impôs um maior volume de golpes no último round, mas não conseguiu a virada e saiu derrotado em 4:1.

Medalhista de bronze no Mundial do ano passado, Shuga encerra sua participação no Pré-Olímpico Final nas oitavas de final, após ter vencido duas lutas. Ele precisava chegar na semifinal ou vencer a repescagem, caso tivesse caído nas quartas de final, para garantir uma vaga em Paris-2024. Apenas cinco cotas olímpicas estão em jogo em sua categoria, a até 71kg.

Com isso, apenas Viviane Pereira ainda tem chances de classificação olímpica para Paris. Ela venceu sua luta de estreia e está nas oitavas de final da categoria até 75kg, onde enfrentará a nigeriana Patricia Mbata, no sábado (1º), pela manhã. A brasileira precisará ganhar mais dois combates para carimbar o passaporte para a capital francesa – há quatro vagas em jogo em sua categoria.

O boxe brasileiro já tem dez vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nove delas foram obtidas através da campanha história dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, com Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg), Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). A outra veio no primeiro Pré-Olímpico Mundial, obtida por Luiz Oliveira (57kg).