Depois de uma longa espera, finalmente o Brasil estreou nos ringues de Santiago! Os Jogos Sulamericanos, em sua décima edição, teve a sua cerimônia de aberto há mais de uma semana, mas só na noite de ontem o Boxe teve o seu início de competição. O Brasil, sem sombra de dúvida, começou muito bem.
O primeiro brasileiro a subir no ringue foi o experiente Julião Neto, que teve como adversário José Saat, do Equador. O paraense que defende a Seleção Brasileira de Boxe como titular da categoria 52Kg há um bom tempo teve que usar bem a sua capacidade de leitura de luta para superar o seu oponente. No meio de alto e baixos, Julião soube levar vantagem com golpes decisivos nos momentos certos, o que terminou fazendo a diferença no julgamento da luta, que terminou com decisão dividida a favor do brasileiro.
Na categoria 64Kg, o medalhista de bronze no último Campeonato Mundial subiu no ringue para defender o Brasil e, como era de se esperar, saiu vitorioso. O baiano de 25 anos, Everton Lopes, teve como oponente o venezuelano Yoelvis Hernandez que teve que se contentar com a incontestável decisão unânime dos juízes que decretaram a vitória ao brasileiro.
O mesmo pode ser dito quanto ao terceiro brasileiro a subir no ringue na noite de ontem, o carioca Roberto Custódio Queiroz. Na única luta da categoria 69Kg do dia, Custódio teve pela frente um desafio extra: enfrentar um prata-da-casa. E bem que o chileno Daniel Munõz tentou "crescer" na luta com o apoio vindo da arquibancada, mas logo Custódio tratou de mostrar quem mandava no combate. Ao final dos três rounds, mais uma decisão unânime a favor do Brasil.
E, para fechar a participação brasileira no primeiro dia de competição, coube a Michel Borges (foto) fechar com chave de ouro. Pela frente, mais um chileno, com mais pressão ainda do público presente. Resultado: mais um 3 x 0 para o Brasil.
Hoje, o Brasil volta ao ringue em mais dois compromissos:
56Kg – Robenilson de Jesus x Luis Solis (PER)
69Kg – Roberto Custódio x Caisedo Mina (ECU)