A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe)

 

Antes de receber a denominação de Confederação Brasileira de Boxe, a entidade “mater” do boxe brasileiro, ao ser fundada em 5 de março de 1933, recebeu a denominação de Federação Carioca de Boxe.

Foi reorganizada em 3 de agosto de 1935, sob o nome de Federação Brasileira de Pugilismo e por força do Dec. Lei Nº 3199 de 14/4/41, constituída em Confederação pelas entidades: Federação Paulista de Pugilismo, Federação Metropolitana de Pugilismo, Federação Mineira de Pugilismo e Federação Fluminense de Pugilismo, em Assembléia Geral realizada em 1º de agosto de 1941.

A Confederação Brasileira de Pugilismo, entidade muito mais eclética que a atual, durante vários anos administrou uma série de esportes de combate, como Karatê, Judô, Capoeira, Artes Marciais, Luta Livre e Greco-Romana. Até o momento em que tais modalidades foram se organizando e formando suas próprias entidades específicas.

Na Assembléia Geral Extraordinária em 8 de maio de 1998, com a reforma dos estatutos e adequação à Lei Pelé, a denominação foi alterada para Confederação Brasileira de Boxe.

No Boxe Profissional, enquanto a CBBoxe mantinha filiação com diversas entidades mundiais de Boxe, as maiores expressões nacionais foram os Campeões Mundiais Eder Jofre, Miguel de Oliveira e Acelino “Popó” Freitas.

No Boxe “Amador”, como era melhor conhecido a versão Olímpica do nosso esporte, o maior feito brasileiro, por muito tempo, foi a medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968, com o Peso Mosca Servílio de Oliveira. Contudo, nos últimos anos, o Boxe Brasileiro vem colecionando feitos magníficos nunca antes alcançados, como o título de Campeão Mundial de Everton Lopes, em 2011. Nas categorias de base, David Lourenço também alcançou o título mundial, em 2010, seguido da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Juvenis de Singapura. Mais recentemente, a medalha de bronze de Cassio Oliveira no Mundial de Boxe Cadete completou o único pódio que faltava a Seleção Brasileira em Mundiais. Porém, talvez os maiores feitos do Boxe Brasileiro tenham sido as três medalhas olímpicas conquistadas em Londres 2012. Adriana Araújo, tornou-se a primeira medalhista brasileira no Boxe Olímpico Feminino com o seu bronze e, seguida das inesquecíveis campanhas dos irmãos Falcão, conquistaram as primeiras medalhas de Boxe Brasileiro em Jogos Olímpicos em 44 anos. Yamaguchi Falcão, na categoria 81 Kg, conquistou o seu bronze ao derrotar o cubano Julio la Cruz Peraza. Já seu irmão mais novo, Esquiva Falcão, foi ainda além e trouxe de volta ao País a medalha de prata, maior conquista olímpica do Boxe do Brasil.

A Confederação realiza anualmente seu tradicional Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico há mais de 50 anos, nas diversas regiões do país. Hoje, além do Campeonato Adulto Masculino, denominado de “Elite”, a CBBoxe realiza também o Campeonato Brasileiro Feminino Elite e os Masculinos Juvenil e Cadete. A partir do ano de 2013, o calendário nacional também conta com quatro campeonatos regionais disputados anualmente.

A Confederação Brasileira de Boxe é filiada, exclusivamente, à AIBA (International Boxing Association). Todos os campeonatos disputados e organizados pela CBBoxe são de acordo com as Regras Técnicas e de Competição da entidade mor do Boxe no mundo.