História do Boxe Olímpico

 

O registro da primeira atividade de pugilismo aconteceu no Egito, por volta de 3000 a.C. Os lutadores estavam nus e o evento fez parte das festividades do rei. A partir de então, o Boxe evoluiu ao longo dos anos até que, em 688 a.C., tornou-se uma modalidade olímpica a partir da edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que ocorrera em Olímpia, na Grécia.

Um homem chamado Onosmastos de Esmirna entrou para a história do Boxe ao se tornar o primeiro campeão de Boxe dos Jogos Olímpicos. A partir da introdução do Boxe nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, há mais de 2.600 anos a nobre arte permanece no programa olímpico. A primeira competição de Boxe nos Jogos Olímpicos da era moderna aconteceu na edição de 1904, em St-Louis (EUA), com sete categorias de peso.

Anos mais tarde, representantes das confederações nacionais de Brasil, Inglaterra, França, Bélgica e Holanda se encontraram em uma conferência com o objetivo de discutir sobre a criação de uma federação internacional de Boxe. Em 1920, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, foi criada a Federação Internacional de Boxe Amador. Este foi um marco importante para o Boxe Olímpico na medida em que possibilitou o desenvolvimento rápido das competições internacionais, ampliando o horizonte dos atletas a partir da criação de torneios que contaram com a participação de equipes de diversos países do mundo.

Em 1946, a FIBA foi dissolvida e a Associação de Boxe Amador inglesa se uniu com a Federação Francesa de Boxe para criar a Associação Internacional de Boxe Amador – AIBA. A entidade regulou por mais de 60 anos as mais importantes competições internacionais de Boxe Olímpico, inclusive nas edições dos Jogos Olímpicos.