Abner vai atrás da sua segunda medalha olímpica em Paris-2024

Abner Teixeira Foto: Wander Roberto/COB

Abner Teixeira, da categoria acima de 92kg, foi bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Aos 27 anos, o pugilista vai para a sua segunda Olimpíada. Ele nasceu em Osasco, São Paulo, no dia 10 de setembro de 1996, é o veterano da Equipe Olímpica. 

O seu primeiro contato com o esporte aconteceu por curiosidade: “quando eu tinha 13 anos praticava basquete, e um dia tinha saído do treino e vi um pessoal do boxe, e achei bem legal. Aí fui ver como começar a fazer aula, e no primeiro treino foi horrível, fiquei dolorido durante duas semanas. Tive que escolher entre o boxe e o basquete, e optei pelo boxe mesmo”, lembrou o atleta.

Abner Teixeira Foto: Wander Roberto/COB
Abner Teixeira Foto: Wander Roberto/COB

Antes de chegar na Seleção em 2017, o boxeador passou pela LisoBoxe (liga sorocabana de boxe, cidade onde morava), com o treinador Vladimir Godoy. “iniciei no boxe de uma forma mais lúdica, mesmo quando já estava competindo na base, como juvenil. Nunca pensei que poderia viver de esporte, a bolsa atleta era muito baixa, pensei que teria que arrumar um trabalho mais pra frente. Quando fiz 18 anos o exército me convocou pra fazer parte das forças armadas no boxe, foi quando comecei a pensar que daria pra viver disso”, comentou Abner. 

O boxeador paulista relembrou quando entrou na Seleção e se tornou um atleta de alto rendimento, principalmente a parte da responsabilidade, que era algo bom pra ele: “você é um cara que representa seu país, fico muito lisonjeado. Me forcei a evoluir, passei a viver disso, antes eu até cheguei a dar aula de boxe. Agora é só treino meu mesmo, aqui aprendi ser atleta de verdade”. 

Abner também destacou a importância da equipe multidisciplinar da Confederação, assim ele passou ter mais cuidado com a questão física, cuidar das lesões e também da parte mental, “aqui foi a minha faculdade para ser um atleta de alto rendimento, aprendi a treinar e a comer direito”, afirmou.

Durante o ciclo olímpico de Tóquio a Paris, Abner soma 44 lutas e 37 vitórias. Além disso, suas principais conquistas nesse período, foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 e a prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023.

Ficha Técnica

Nome completo: Abner Teixeira da Silva Junior

Nome (de guerra/apelido): Abner Teixeira

Categoria: +92kg

Idade: 27 anos (10/09/1996)

Naturalidade: Osasco/SP

Altura: 1,93m

Integra Equipe Olímpica Permanente desde: 2017

Cartel de lutas: 44 lutas/33 lutas

Academia formadora: 2011 começou no LisoBoxe (liga sorocabana de boxe) com treinador Vladmir Godoy antes de ir pra EOP em 2017

Instagram: @abner92kg 

Principais conquistas: Bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, bronze nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019 e ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022