Boxe do Brasil começa turnê com objetivo de repetir resultado de Tóquio em Paris

Boxe do Brasil começa na Colômbia preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024

Depois de dez dias de treino pesado em São Paulo, a seleção brasileira de boxe partiu para a primeira de muitas viagens do ano com um objetivo muito claro em mente. É o começo da “turnê” que ainda vai passar por Alemanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, Holanda, Tailândia e Portugal antes de terminar em Paris.

“Nossa forma ótima esportiva tem que ser alcançada nos Jogos Olímpicos de Paris. A gente tem sempre que pensar na nossa última edição de Jogos Olímpicos, que foi Tóquio. A gente atingiu um ouro, uma prata e um bronze e a gente vai tentar, no mínimo, alcançar uma meta próxima de Tóquio. O boxe fechou Tóquio como primeiro esporte do país e a gente tem uma meta de tentar buscar no mínimo duas medalhas, mas tentar alcançar o número de medalhas de Tóquio é o nosso objetivo final”, explica o técnico Mateus Alves.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIK TOK

A primeira parada da seleção brasileira de boxe é a Colômbia. Os 13 titulares, nove deles classificados para os Jogos Olímpicos, chegaram nesta quinta-feira à Bogotá. “A Colômbia é uma parceria nossa, da equipe. Trabalhamos em Bogotá com uma altitude de 2600 metros. É um local onde os treinadores aqui da América montamos um grupo para nos encontrarmos e fazermos um camp para aumentar o nível de exigência. Colômbia, Brasil, República Dominicana, Argentina… sempre países da América do Sul e da América Central”, explica Mateus Alves.

A Colômbia, entretanto, será apenas a primeira escala na caminhada rumo à Paris. Não vai faltar viagem em 2024. “A gente faz Colômbia, dois dias em São Paulo, Alemanha, dois dias em São Paulo, e Itália. Um somatório de praticamente 60 dias fora quase, 50 e poucos dias fora para juntar três camps seguidos com alto nível de sparring. Vamos buscar ainda fechar cada camp com uma noite de boxe. Então lutaríamos na Colômbia, na Alemanha e na Itália. E, finalizando essa primeira tríade de eventos, estaremos prontos para nossas primeiras lutas oficiais. Em março, vai acontecer o Pré-Olímpico, enquanto os já classificados vão disputar um top na Austrália”, revela Mateus Alves.

Caroline Almeida (50kg) Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg),  Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) são os brasileiros já classificados para os Jogos Olímpicos, enquanto Wanderson Oliveira (71kg), Luiz Oliveira (57kg), Yuri Reis (63,kg) e Viviane Pereira (75kg) vão tentar conquistar a vaga no Pré-Olímpico.

Depois disso, no mês de abril, entre os dias 14 e 21, a equipe olímpica de boxe do Brasil já tem presença confirmada no International Invitational, torneio organizado pela World Boxing, em Pueblo, no Colorado, Estados Unidos. Em maio, entre os dias 17 e 21, o destino dos pugilistas brasileiros será a Eidhoven Cup, na Holanda.

Entre 23 de maio e 13 de junho, os atletas que ainda não tiverem conquistado a classificação para Paris-2024 terão sua última oportunidade no Torneio Pré-Olímpico que será disputado na Tailândia e que vai distribuir as vagas derradeiras para os Jogos.

Para finalizar a preparação, entre os dias 16 e 20 de junho, a CBBoxe vai organizar o Grand Prix Brasil em São Paulo, uma competição interna que vai servir de despedida para os atletas que vão representar o país nos Jogos Olímpicos. Entre 10 e 22 de julho acontecerá a última fase de treinamento, em Rio Maior, Portugal e no dia 23 de julho a equipe olímpica viaja para Paris para buscar bater o recorde de três medalhas conquistadas em Tóquio-2020.