Boxe brasileiro participa de primeiro torneio do ano no Marrocos

Os quatro pugilistas fazem aquecimento dentre de um ringue azul

Vai começar a temporada 2023 para a seleção permanente de boxe do Brasil. Nesta semana, um grupo de atletas embarca para Marrakech, no Marrocos, para a disputa de um torneio Golden Belt, valendo pontos para o ranking mundial. A competição acontece entre os dias 2 e 10 de fevereiro e terá quatro representantes do Brasil: Beatriz Soares (-66kg), Viviane Pereira (-75kg), Michael Trindade (-51kg) e Ramon Bategello (-86kg).

Um dos objetivos da participação dos atletas na competição é já adquirir um bom ritmo de competição no início da temporada, antes dos principais torneios do ano. “A gente vai estar em convívio com grandes equipes e, também vai ser importante no seguimento da calendário esportivo. Isso para que a gente desenvolva e dê ritmo competitivo para esses atletas que vão participar de competições muito importantes”, explicou Wladson Soares, técnico auxiliar da seleção brasileira e que viajará com os atletas para o Marrocos.

+ Bia Ferreria promete trabalhar 110% no ano pré-olímpico

“Esses atletas não vão para uma base de treinamento que a gente vai realizar na Bulgária. Então a gente está indo para o Marrocos, onde eles vão continuar mantendo ritmo competitivo, principalmente o feminino que tem um mundial logo em seguida, onde a gente vai disputar com a Bia Soares e também com a Viviane”, completou Wladson.

Mundial Feminino chegando

O Campeonato Mundial de boxe feminino, que será disputado em março, na Índia, já está no horizonte das brasileiras que vão disputar o Golden Belt em Marrakech. Além de dar o pontapé inicial na temporada, as atleta também irão aproveitar a oportunidade para aprender sobre algumas adversárias que estarão também no Mundial. “Já vamos avaliar para chegarmos no Campeonato Mundial preparadas e saber mais ou menos o ritmo de cada uma. A experiência vai ser boa, com certeza, porque estou há sete meses sem lutar. Então subir no ringue, na primeira competição do ano, vai ser muito gratificante”, comentou Beatriz Soares.

“A expectativa está a milhão. Já é uma preparação para o Mundial, então a gente quer trazer um bom resultado. Vamos com tudo!”, disse Viviane Pereira, que irá competir na categoria até 75kg no Marrocos.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIK TOK

Homens em busca do pódio

Para a equipe masculina, o Mundial está um pouco mais distante, com o torneio marcado para maio, no Uzbequistão. Mas os pugilistas brasileiros já estão de olho nos possíveis adversários. “A preparação para o Mundial já vem do ano passado. Agora, nesta competição, é bom já conhecermos nossos adversários e saber como estão as equipes lá fora”, afirmou Ramon Batagello, que irá competir na categoria até 86kg (não-olímpica) no torneio marroquino.

Já Michael Trindade, comentou que os treinos para o primeiro torneio de 2023 já estão a todo vapor: “Estamos treinando o máximo. É 110% todo dia de manhã e à tarde para chegar lá, ter um bom desempenho e colocar o Brasil no pódio”.